O Procon Amazonas e a Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram na manhã desta terça, 9, ação fiscalizatória em óticas do centro de Manaus e também da zona norte da capital. A ação foi motivada por denúncias feitas aos órgãos de defesa do consumidor relacionadas a irregularidades como venda casada de produtos e oferecimento de consulta gratuita com profissionais não habilitados.
O Procon Amazonas também verificou a existência de placas com as informações do 0800 do Procon AM.
A Secretária Executiva do PROCON/AM Rosely Fernandes ressaltou a importância do consumidor exigir documentos que comprovem se o profissional que irá realizar o exame oftalmológico é habilitado. ” Técnicos optometristas não podem consultar pacientes. Além disso, a venda casada é proibida”, afirmou.
O delegado titular da Decon, Lázaro Ramos, destacou o trabalho conjunto dos órgãos para que haja a garantia de respeito aos direitos do consumidor.
Durante as visitas, os dois órgãos constataram indícios de irregularidades que serão apurados. Caso constatadas as irregularidades, os órgãos tomarão as medidas administrativas e criminais.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.