O Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM) está fomentando diversas ações e capacitações junto aos empresários do Estado por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O projeto está sendo promovido em diversos estados brasileiros e tem o objetivo de alavancar as exportações em cada região levando em consideração a potencialidade do mercado local.
Todo empresário, independente do porte de sua empresa, pode participar do Projeto Extensão Industrial Exportadora. Os interessados podem buscar informações na sede do CIN-AM, na Avenida Joaquim Nabuco, no prédio da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus, ou pelo telefone (92) 3212-5216.
A proposta está prevista no Programa de Qualificação para a Exportação, desenvolvido pela Apex-Brasil. A agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
“Em parceria com a agência pretendemos promover uma série de ações diversificadas para valorizar os produtos e serviços amazonenses no exterior e essas ações estão diretamente ligadas ao lançamento do PEIEX no nosso estado”, explica o gerente executivo do CIN-AM, Marcelo Lima.
Internacionalização
O Peiex é parte integrante do Plano Nacional de Cultura Exportadora voltado às empresas que estão no início do processo de internacionalização (exportadoras iniciantes) e que têm interesse em exportar. “O projeto já existe em outros estados brasileiros e agora será lançado em Manaus, com isso temos mais uma base importante para quem quer começar a exportar, com oficinas, palestras e consultorias”, completou Lima.
Oficialmente, o projeto será lançado na segunda quinzena de agosto, porém suas atividades com oficinas e consultorias já estão em andamento no CIN-AM. O Peiex oferece serviços de capacitação e assessoria gratuita para as empresas de pequeno e médio porte desenvolverem o potencial de exportação e ampliarem seus mercados. “Para o Amazonas é muito importante mais esse projeto. Temos crescido bastante nas exportações do estado nos últimos anos, mas ainda temos um grande potencial que pode ser desenvolvido”, analisa Marcelo Lima.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.