Manaus, 29 de junho de 2024
×
Manaus, 29 de junho de 2024

Cenário

Reitoria da Ufam será definida em segundo turno nos dias 24 e 25 de março

No total, foram contabilizados 8.105 votos, dos quais 46 brancos e 73 nulos; Sylvio Pula e Marco Antônio estão no segundo turno

Reitoria da Ufam será definida em segundo turno nos dias 24 e 25 de março

A eleição para escolher o novo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) terá segundo turno, nos próximos dias 24 e 25 de março. A disputa será entre o atual reitor Sylvio Mário Puga Ferreira, que tenta a reeleição para o cargo, que obteve 43,77% dos votos válidos e o professor Marco Antônio Mendonça, que teve 32,33%.

Quem vencer a votação  ficará a frente como reitor da instituição no quadriênio de 2021-2025.

A votação remota ocorreu nesta quinta-feira (11) e o resultado divulgado a partir das 19h5 transmitida no canal do Youtube da ADUA.

Segundo a apuração, Sylvio Mário Puga Ferreira obteve 3,1 mil votos contra 2.7 mil votos de Marco Antônio Mendonça e 2,1 mil da professora Andrea Waichman.

Estavam aptos a votar mais de 37 mil pessoas, entre estudantes, técnicos administrativos e professores. No entanto, o total de 8,1 mil compareceram ao primeiro turno das eleições na Ufam, dos quais 46 votaram branco e 73 nulo.

O resultado oficial da eleições desta quinta será publicado na próxima segunda-feira (15).

Próximas etapas

No próximo dia 19 de março, a Comissão de Consulta à Comunidade Universitária promove um debate entre os candidatos que disputam o segundo turno pela reitoria da Ufam.

Ainda segundo o calendário da consulta à comunidade universitária, nos dias 24 e 25 de março ocorre o segundo turno e, no dia 29 de março, será divulgado o resultado final do pleito à Comunidade Acadêmica e ao Conselho Universitário (Consuni).

Cabe à instância máxima de deliberação dentro da Universidade oficializar e enviar a lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC) para que o Presidente da República escolha o candidato a ser nomeado como reitor.