Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Requerimento para Manauscult prestar contas do ‘Passo a Paço 2024’ é rejeitado na CMM

O requerimento de autoria do vereador William Alemão foi derrubado com 14 votos a favor e 18 contrários.

Requerimento para Manauscult prestar contas do ‘Passo a Paço 2024’ é rejeitado na CMM

(Foto: Celso Maio/Portal AM1)

Manaus (AM) – O Requerimento n.º 15.770/2024, que solicita à Secretaria Municipal da Cultura em Manaus (Manauscult) prestação de contas dos gastos com o festival “Sou Manaus Passo a Paço 2024”, foi rejeitado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nessa segunda-feira (16).

De autoria do vereador William Alemão (Cidadania),  14 parlamentares votaram a favor e 18 foram contrários.

O Portal AM1 questionou o autor do texto sobre as razões e como o vereador recebe a “derrubada” do requerimento.

“Então, esse requerimento foi derrubado e, mais uma vez, a Câmara Municipal não consegue fazer o trabalho dela, que é justamente a prestação de contas do dinheiro público, um trabalho de transparência. O que a gente precisa saber? Quanto custou o Passo a Paço. Até o momento, a gente não sabe nem quanto custou o Passo a Paço de 2023, porque foi feito outro requerimento, também do meu gabinete, onde eu convocava o secretário da época para vir prestar esclarecimentos na Câmara”, explicou William Alemão.

Agora que o requerimento foi derrubado pelos parlamentares na CMM, o autor do requerimento declarou que irá formalizar uma denúncia no Ministério Público.

“Bem, a gente passa agora a fazer uma denúncia formal no Ministério Público, no Tribunal de Contas, porque o primeiro passo seria a Câmara Municipal. Como a Câmara Municipal não consegue fazer seu trabalho de fiscalização, os outros órgãos competentes devem agir”, afirmou Alemão.

Votação

Com o racha na CMM, a votação também ficou dividida com a base do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), votando a favor do prosseguimento do requerimento e a base do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), votando contra o texto. Os vereadores Caio André (União Brasil); Dione Carvalho (Agir); Raiff Matos (PL); Profª Jacqueline (União Brasil); Isaac Tayah (MDB); Jaildo Oliveira (Partido Verde) e Yomara Lins (Podemos) não votaram.

Um voto que surpreendeu foi do vereador Marcel Alexandre, parlamentar eleito pelo Partido Liberal (PL), uma das siglas de oposição à Prefeitura de Manaus dentro da CMM, votou contra o requerimento de prestação de contas.

Confira a lista completa:

(Foto: Reprodução/CMM)

 

LEIA MAIS: