
Restrição do celular nas escolas(Foto: Vanessa Goudim)
Manaus (AM) – Desde que a proibição do uso de aparelhos celulares em salas de aula foi sancionada, alunos e escolas, de todo o Brasil, estão em fase de adaptação à nova realidade. A medida busca reduzir as distrações para melhorar a concentração dos estudantes e diminuir a dependência excessiva das telas tecnológicas.
Na Rede Municipal de Ensino de Manaus, a lei que restringe o dispositivo tanto nas aulas quanto nos intervalos e recreios, já está sendo aplicada. Porém, é uma fase de adequação, e ainda será realizada uma reunião de pais e mestres para falar sobre a importância da nova normativa.
“Todos os nossos diretores escolares já foram orientados em relação à nova portaria que proíbe o uso de celulares para estudantes com o objetivo de melhoria da nossa aprendizagem. Apesar da fase de aceitação, os nossos alunos aceitaram a proposta de entender que nós estamos no ano do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nós estamos focados para trazer o melhor resultado para a cidade de Manaus. Nós ainda vamos marcar uma reunião para fortalecer a orientação da comunidade escolar”, destacou a gestora da unidade de ensino Presidente João Goulart, Marcileia Nepomuceno.

Restrição do celular: alunos e escolas estão em fase de adaptação à lei (Foto: Vanessa Goudim)
Para os pais, a implementação da nova regra vem agregar para o desenvolvimento dos estudantes.
“Eu acredito que ajuda o estudante, porque o celular dentro de sala de aula atrapalha um pouco e distrai. Então, acho que sim, é algo que vai contribuir com o aprendizado do aluno”, declarou Thayana que é mãe do pequeno Gabriel de quatro anos, que ainda está na fase pré-escolar.

Restrição do celular nas escolas(Foto: Vanessa Goudim)
Sobre a nova Lei n.º 15.100/25
A normativa proíbe o uso de celulares durante aulas, recreios e intervalos no ensino básico (infantil, fundamental e médio). Também obriga as escolas a desenvolverem estratégias para tratar do sofrimento psíquico e da saúde mental dos alunos que precisarem de ajuda. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de janeiro de 2025. A adaptação à nova lei continua em andamento, e tanto escolas quanto alunos seguem ajustando suas rotinas. O Ministério da Educação avalia que a fiscalização e o diálogo entre professores, alunos e pais serão essenciais para a regra ser eficaz sem prejudicar o aprendizado.
LEIA MAIS:
- Volta às aulas sem celular: saiba como vai funcionar a nova lei
- A educação fiscal como tema transversal
- Governo do Amazonas destaca investimentos na Educação
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.