Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Mundo

Rússia se mobiliza para invadir Ucrânia na quarta-feira, diz EUA

Nesta segunda-feira (14), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey V. Lavrov, afirmou que as possibilidades de negociações estão esgotadas

Rússia se mobiliza para invadir Ucrânia na quarta-feira, diz EUA

Foto: Agência Brasil

Estados Unidos – De acordo com informações da Casa Branca, o governo russo determinou que a invasão da Ucrânia ocorrerá na próxima quarta-feira (16). A notícia foi divulgada no último sábado (12), pelo jornal The New York Times.

No último sábado, o presidente americano Joe Biden e o presidente russo, Vladimir Putin, realizaram uma ligação telefônica, enquanto as preocupações crescentes sobre uma possível invasão russa da Ucrânia dominam os governos ocidentais.

Biden alertou a Putin que os EUA e seus aliados responderão “decisivamente e imporão consequências rápidas e severas” à Rússia caso Putin decida invadir a Ucrânia. Os EUA já ordenaram o envio de mais de três mil militares para a Polônia. A Rússia tem mais de 100 mil soldados perto das fronteiras da Ucrânia.

Leia mais: Biden diz a Putin que EUA vão reagir com ‘consequências severas’ se Rússia invadir Ucrânia

Nesta segunda-feira (14), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey V. Lavrov, afirmou que as possibilidades de negociações estão esgotadas. O ministro participou de uma reunião televisionada junto com Putin.

“Eu proporia continuar e intensificá-las”, disse o ministro. Os espectadores acreditam que a reunião foi algo pré-programado e roteirizado. Em outro momento da reunião, o ministro enfatizou que apesar de acreditar que as alternativas não se esgotava, acredita que “não podem durar indefinidamente”.

(*) Com informações do Metrópoles