Manaus, 28 de junho de 2024
×
Manaus, 28 de junho de 2024

Entretenimento

Saiba como surgiu a festa de São João

A fogueira é um dos principais símbolos da festa de São João.

Saiba como surgiu a festa de São João

(Fotos: Divulgação/Semcom)

Manaus (AM) – A Festa Junina é uma das mais antigas festas populares, e é marcada pela valorização de tradições de povos das diferentes regiões do país. Um de seus elementos mais marcantes, a fogueira, tem como origem a tradição pagã de comemorar o solstício de verão.

A festa conta com comidas típicas, jogos e brincadeiras, além da famosa quadrilha e é celebrada nesta segunda-feira (24)

O Dia de São João tem origem na religiosidade da Península Ibérica, porém, no Brasil, com a colonização portuguesa, outros ingredientes foram adicionados ao mais diversos elementos da cultura popular, como as comidas típicas da colheita do milho nessa época do ano, que passaram a fazer parte da celebração dos santos do mês de junho – Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29)

Para a Igreja Católica, São João é João Batista. Que, segundo a Bíblia, é o precursor de Jesus e o último dos profetas. Foi João Batista que preparou o caminho e anunciou a chegada de Jesus Cristo. Também o batizou nas águas do Rio Jordão. Filho de Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus.

A fogueira é um dos principais símbolos da festa de São João. Tradicionalmente, é acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias, enquanto acontece a festa.

Segundo os contos, a fogueira foi o sinal entre Isabel e Maria. Quando João nasceu, Isabel fez a fogueira no alto de uma montanha para que Maria soubesse do nascimento de João Batista.

Mas há ainda a origem da tradição junina que chegou por meio da tradição pagã, que faziam as celebrações para  homenagear os deuses da natureza e da fertilidade.

A época da festividade teria relação com o solstício de verão, que ocorre em junho no hemisfério norte. Já no Brasil, com a chegada do solstício de inverno, a fogueira aquece e simboliza a união das pessoas ao seu redor.

Trazida pelos portugueses como Festa Joanina, em referência a João Batista, as festas juninas caíram no gosto popular, principalmente no Nordeste do Brasil.

Para além dos significados religiosos, a influência de diversas culturas e crenças faz da tradição das festas juninas uma das maiores manifestações folclóricas do país. No Nordeste, Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, rivalizam entre si o título de “maior São João do mundo”, e a data é considerada feriado.

LEIA MAIS: