Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Secretário de Segurança diz que Amazonas recebe menos atenção do governo federal

Almeida revelou que o governo estadual enviou um ofício ao ministro Ricardo Lewandowski, solicitando o envio de aeronaves para auxiliar no combate aos focos de queimadas.

Secretário de Segurança diz que Amazonas recebe menos atenção do governo federal

Manaus (AM) — O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinicius Almeida, expressou insatisfação com “a falta de atenção do governo federal” ao estado. Segundo ele, o Amazonas não recebe o mesmo nível de suporte que outros estados do Brasil, o que tem deixado a população amazonense “desprotegida”, especialmente no combate aos incêndios florestais. A declaração foi durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (6).

Vinicius Almeida revelou que o governo estadual enviou um ofício ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, solicitando o envio de aeronaves, para auxiliar no combate aos focos de queimadas, que assolam diversos municípios do Amazonas como Humaitá e Lábrea, que estão entre as áreas mais afetadas da região. O pedido também incluiu os estados Rondônia e Acre, que enfrentam situação semelhante.

“Grande parte da fumaça que chega a Manaus vem do Sul do estado, e estamos sendo deixados de lado em termos de ajuda humanitária. A percepção é de que o governo federal não olha para o Amazonas com a mesma atenção que destina a outras regiões do país”, criticou Almeida.

O secretário também comparou a resposta do governo a uma queimada no interior de São Paulo, que, segundo ele, mobilizou esforços nacionais de forma imediata.

“Aqui, nos sentimos desprotegidos”, frisou o secretário, que ainda disse ser um sentimento compartilhado por outros secretários de Segurança Pública na Região Norte.

O pronunciamento, conforme Almeida, é um apelo conjunto de todos os estados do Norte, reforçando a necessidade de atenção federal. Ele mencionou que o governador do Amazonas, Wilson Lima, tem feito reiteradas solicitações em Brasília para que a região receba o mesmo tratamento que o Sul e o Sudeste do país.

“Dizem amar a Amazônia, mas é necessário agirem de verdade para proteger a floresta e as pessoas que aqui vivem”, ressaltou o secretário, apelando por ações mais concretas do governo federal no enfrentamento das queimadas e outros desafios enfrentados pela população na região.

LEIA MAIS: