Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Sem crescer em pesquisa, Roberto Cidade mira nos rivais David e Amom

Em vídeo, o pré-candidato do União Brasil (UB) a prefeito de Manaus, Roberto Cidade, lança indiretas aos rivais e destaca a parceria com Wilson Lima.

Sem crescer em pesquisa, Roberto Cidade mira nos rivais David e Amom

Lançamento da pré-candidatura de Roberto Cidade a prefeito de Manaus pelo UB (Foto: Reprodução/Instagram/Roberto Cidade)

Manaus (AM) – “Beber água é bom, mas entregar água boa para a população é muito melhor. Correr no calçadão todo dia é bom, mas correr atrás do básico para quem luta para ter uma vida digna é melhor ainda”. As palavras foram ditas por Roberto Cidade, pré-candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil (UB), e miram diretamente seus adversários diretos nesta eleição: David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania).

O vídeo com o posicionamento do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) foi divulgado em suas redes sociais, nessa terça-feira (9). No final do mês passado, Cidade se tornou alvo de uma denúncia por suspeita de improbidade administrativa. O caso está em análise da Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério do Público Federal (PRE/MPF).

Indiretas

A menção à frase “beba água” remete à campanha do rival, o ex-vereador Amom Mandel, quando disputava as eleições de 2022, na qual venceu para o cargo de deputado federal. Amom tinha apenas 1 segundo de tempo na propaganda no rádio e na TV e viralizou nas redes sociais com o bordão “beba água”, a única frase que Amom usava no pouco tempo de propaganda que tinha.

Já o trecho em que Cidade fala sobre “correr no calçadão” pode ser visto como uma indireta ao atual prefeito, David Almeida (Avante), que costuma praticar atividade de corrida de rua na capital e, inclusive, é visto semanalmente caminhando e correndo no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste.

Estratégia

Roberto Cidade deve mirar em seus rivais mais bem colocados nas pesquisas de intenções de voto, para tentar crescer, tendo em vista que na última pesquisa Direto ao Ponto, divulgada esta semana.

No levantamento, o atual prefeito ampliou vantagem com 29,1% das intenções de voto, enquanto Amom despencou, com 25%, e Cidade não decolou, pois continuou estacionado em 10,0% na quatra posição atrás de Capitão Alberto Neto (PL), que tem 12,3%.

Parceria com Wilson

Na peça publicitária, o pré-candidato do União Brasil se apresenta ao público como um parceiro do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), na luta para implantar projetos que melhorem a vida da população.

“Eu sou Roberto Cidade, presidente da Aleam, e tô nessa luta ao lado do governador Wilson Lima para aprovar projetos como o auxílio estadual e fazer entregas como o ‘Prato Cheio’, o ‘Passe Livre Estudantil’ e agora o ‘Rapidão’. E vem muito mais coisa boa por aí. Esse é o jeito do União Brasil de cuidar”, destaca o deputado estadual em vídeo.

Veja o vídeo divulgado por Roberto Cidade:

Vídeo é irregular?

A advogada Maria Benigno, especialista em direito eleitoral, explicou ao Portal AM1 que o conteúdo divulgado pelos pré-candidatos na mídia, desde que não seja um pedido explícito de voto, não é vedado pela legislação eleitoral.

No caso do vídeo em que Roberto Cidade aparece, ele não pede votos. Tão logo, o conteúdo parece não ser irregular.

Denúncia

No último 27 de março, o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção pediu ao procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Nascimento Júnior, do Ministério Público do Amazonas (MP/AM), que apure a denúncia por ato de improbidade administrativa decorrente da violação de princípios da Administração Pública e da causação de dano ao erário amazonense pelo deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil).

A denúncia também foi enviada, no último dia 4 de abril, à Procuradoria Regional Eleitoral do MPF pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Nascimento Júnior, para que o MPF possa analisar a possível prática de propaganda antecipada por meio de publicidade oficial do Poder Legislativo do Amazonas.

LEIA MAIS: