
Abertura de empresas cresce no Amazonas - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Manaus (AM) – A abertura de empresas no Amazonas aumentou 14,4% em 2024 em relação ao ano anterior, segundo dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da Junta Comercial do Estado (Jucea). Os segmentos que mais registraram novos negócios foram serviços (8,8%), comércio (7,3%) e indústria (9,4%), com destaque para atividades ligadas a alimentos, bebidas, vestuário, acessórios, cosméticos e produtos de higiene.
O crescimento triplicou em comparação aos anos de 2022 e 2023, quando o aumento foi de 3,9%. A Jucea atribui esse avanço à modernização dos processos e ferramentas, como o Portal de Serviços, que permite a liberação de registros mercantis em cerca de 25 minutos.
Abertura de empresas no Amazonas
Segundo a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, o sistema 100% on-line facilita o registro, alteração e baixa de empresas.
“A Jucea atua para simplificar o processo e economizar tempo dos empreendedores. O sistema é autoexplicativo e elimina burocracias”, declarou.
Além disso, a autarquia oferece serviços como a abertura de empresas via WhatsApp, por meio do número (92) 98621-4515. O recurso, chamado Empresa Fácil, permite gerar documentos diretamente pelo celular, agilizando o processo.
Destaque no ranking nacional
O Amazonas se manteve entre os estados mais ágeis na abertura de empresas em 2024. Em novembro, a Jucea ocupou o segundo lugar no ranking nacional do Painel de Empresas, com tempo médio de atendimento de 8,6 horas.
Em janeiro, liderou o país, registrando o menor tempo médio de finalização do processo.
LEIA MAIS:
- Sefaz excluirá empresas inadimplentes do Simples Nacional
- Brasil tinha 7,9 milhões de empresas ativas em 2022, diz IBGE
- Novo salário mínimo: como o reajuste afeta as famílias brasileiras
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.