Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Silvino Santos é tema do “Diálogos Audiovisuais”

Silvino Santos é tema do “Diálogos Audiovisuais”

(MANAUS) – O cinema no Amazonas remonta ao início do século XX, e nesse período o principal destaque é sem dúvida a carreira de Silvino Santos, português radicado no estado que documentou por quase duas décadas a região. E é para falar dessa trajetória que o Centro Popular do Audiovisual (CPA) organiza mais uma edição dos “Diálogos Audiovisuais”, dessa vez com o pesquisador Sávio Stoco, que estuda a obra do realizador em sua pesquisa de doutorado. Será exibido o filme “No paiz das Amazonas”, no sábado, dia 25, a partir das 19h, seguido de debate.

A proposta dos “Diálogos Audiovisuais” é aproveitar a exibição de um filme para discutir o cinema de forma mais ampla, com foco em pessoas que se interessem por processos e história do cinema. Allan Gomes, um dos coordenadores do CPA, destaca os objetivos da organização “O CPA visa estimular toda a cadeia produtiva do audiovisual, por meio da formação, produção, pesquisa, exibição e circulação de obras e profissionais. Assim, o ‘Diálogos Audiovisuais’  vem de encontro a essa necessidade de colocarmos em contato pesquisadores, profissionais e o público da cidade interessado no tema”.

A obra de Silvino Santos é referência na região, e por muito tempo ficou esquecida, até que cineclubistas, já nos anos 1960, a redescobriram em Manaus e realizaram as primeiras pesquisas acerca da obra do cineasta. “O curador amazonense Cosme Alves Neto parece ter tido um papel muito importante para que Silvino fosse estudado e apreciado neste tempo”, avalia Sávio.