
(Foto: Danilo Mello/Aleam)
Manaus (AM) – O site oficial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está fora do ar nesta segunda-feira (3) de Carnaval. A indisponibilidade foi constatada pela equipe do Portal AM1 durante esta manhã, às 8h44, ao tentar acessar a página para a produção de conteúdos jornalísticos.
Até o momento, a Casa Legislativa não emitiu um posicionamento oficial sobre a causa da falha nem sobre a previsão de restabelecimento do serviço.
Em feriados prolongados, em algumas instituições públicas, os serviços digitais podem sofrer instabilidades devido à manutenção programada, redução da equipe técnica de suporte ou até mesmo sobrecarga nos servidores, caso haja algum sistema interno vinculado ao portal.
No entanto, sem um posicionamento oficial, ainda não é possível afirmar se o feriado tem relação direta com a falha. A equipe do Portal AM1 segue em contato com a assessoria da Casa.
A ausência da plataforma pode impactar o acesso a informações institucionais, como pautas legislativas, leis, atos administrativos e demais serviços disponibilizados ao público.
Esta não é a primeira vez que o site cai. Em 4 de fevereiro deste ano, ao visitar a página da Aleam, a equipe do Portal AM1 identificou que a galeria de presidentes da Casa havia sido excluída da página.
Na ocasião, a diretoria de comunicação do Legislativo estadual afirmou que o problema seria resolvido com um novo site, que iria disponibilizar não só a galeria de ex-presidentes, mas de todos os deputados que já passaram pela Aleam. Até o momento, não houve atualização.
Tal instabilidade pode afetar a transparência, principalmente em ao pré-eleitoral, uma vez que os deputados estaduais aprovaram uma regulamentação para flexibilizar os dias de sessão plenária na Casa, com o objetivo de visitar mais o interior do Amazonas, de olho nas eleições de 2026.
LEIA MAIS:
- Galeria de ex-presidentes da Aleam é excluída de site
- Dez deputados faltam à sessão na Aleam por motivos de saúde e viagens
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.