Manaus – Dois meses após empossar os secretários sem indicações por pressões políticas, nas palavras do próprio governador, Amazonino Mendes já troca o comando da Secretaria de Estado da Educação. Para o lugar do professor José Augusto, assume Lourenço Braga, ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e irmão do ex-secretário de Cultura Robério Braga.
Amazonino foi eleito em setembro para um mandato tampão de 14 meses. No início de outubro, quando apresentou os nomes dos secretários de Estado, Amazonino disse que todos sabiam que havia uma “guerra a vencer no curto prazo”.
Sobre o secretário de Educação, o governador chegou a afirmar que estava ‘garimpando jovens’. “O secretário de Cultura é jovem, assim como secretário de Educação. A gente tem que trazer a experiência e o entusiasmo juvenil. Este é o objetivo deste secretariado, disse.
À época da posse, José Augusto disse que a escolha de ser um servidor público de carreira da Secretaria de Educação partiu do governador Amazonino Mendes. “Eu entendo o seguinte: para o governador Amazonino Mendes, a educação pública não é uma política de governo, ele entende que educação pública é uma política de Estado, a gente precisa evitar a descontinuidade administrativa”, disse.
Mais tempo para planejar
O novo secretário da Seduc disse que sua primeira ação na secretaria será fazer um levantamento administrativo de toda a secretaria para que, a partir de janeiro de 2018, coloque em prática o planejamento adotado pelo governador Amazonino.
“Vamos sentar na cadeira, tomar pé da situação de como está a secretaria. Estamos terminando um ano letivo, mas o governador Amazonino é um homem irrequieto”, disse Lourenço Braga.
Mais posses
Também assinaram o termo de posse Paula Kanzler, titular da Secretaria de Estado de Política Fundiária (FPS); Wania Suely, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped); e Eliane Ferreira, da secretaria de Estado Extraordinária.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.