Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Tadeu de Souza nega rompimento com David Almeida após filiação ao Progressistas

Vice-governador afirma que mudança partidária não representa crise e reforça união do grupo político no Amazonas.

tadeu-de-souza-nega-rompimento

((Foto: Divulgação/ Semcom)

Manaus (AM) – O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, negou qualquer rompimento com o prefeito de Manaus, David Almeida, após deixar o Avante e se filiar ao Progressistas (PP). A declaração foi dada no sábado (14), durante a 31ª edição do programa Governo Presente, realizada em uma escola no bairro Tarumã, zona oeste da capital.

Tadeu afirmou que a mudança partidária faz parte de uma construção política alinhada ao governador Wilson Lima e negou qualquer afastamento do grupo de David.

“Eu fiz um movimento junto com o governador Wilson Lima. Estou hoje dentro do Partido Progressista Brasileiro, junto com o União Brasil. É um momento em que estamos fazendo essa construção, escutando outras lideranças regionais para fazer união, convergência, sempre com a perspectiva de um novo ciclo de eficiência para o Amazonas a partir de 2026”, declarou.

Questionado sobre um possível distanciamento do prefeito de Manaus, Tadeu foi direto:

“Pelo contrário. Continuo unido ao grupo do governador, do prefeito David. Sempre tive um perfil conciliador, de evitar confronto e embate. Não vivo para a política, vivo para servir”.

Filiação ao Progressistas

Tadeu se filiou ao Progressistas na quarta-feira (11), durante ato político com lideranças estaduais e nacionais da federação partidária. Em nota divulgada após a filiação, ele afirmou que o momento exige “mais união que divisões”.

Segundo o comunicado, a mudança integra a construção de uma frente ampla de centro-direita no Amazonas, baseada no diálogo entre diferentes grupos políticos e na defesa de pautas institucionais do estado.

“O momento exige mais pontes do que muros. Mais convergência do que confronto. Mais união que divisões. União para progredir e avançar. Sem rupturas”, diz trecho da nota.

Ainda conforme o texto, o vice-governador reafirma que pretende dialogar com diferentes setores políticos e sociais para fortalecer políticas públicas e ampliar resultados para a população.

Prefeito também nega crise

O prefeito David Almeida também comentou o assunto. Em live realizada na noite de quinta-feira (12), ao lado da primeira-dama Izabelle Fontenelle, ele classificou a filiação como “natural” e descartou qualquer crise política.

David afirmou que a decisão de Tadeu foi estratégica e não representa rompimento pessoal ou político. O vice-governador é amigo de infância do prefeito, já foi chefe da Casa Civil de Manaus durante a gestão de David Almeida e foi indicado por ele para compor a chapa de Wilson Lima nas eleições de 2022.

Estratégia para 2026

De acordo com nota publicada pelo União Brasil, a filiação fortalece a base política no estado e consolida a atuação da Federação União Progressista. O movimento também integra a estratégia para a disputa da reeleição ao governo do Estado e para a candidatura de Wilson Lima ao Senado.

A federação afirma que seguirá ampliando alianças para consolidar um projeto político com foco na governabilidade e no desenvolvimento do Amazonas.

LEIA MAIS: