Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

Thammy Miranda assume cargo de vereador em SP nesta quinta

O ator será o primeiro homem transexual a assumir um cargo no legislativo, substituindo Camilo Cristófaro que teve seu mandado cassado ontem.

Thammy Miranda assume cargo de vereador em SP nesta quinta

Aos 36 anos, Thammy Miranda tomará posse nesta quinta-feira (21) do cargo de vereador de São Paulo. Ele ocupará a vaga deixada por Camilo Cristófaro (PSB), cujo mandato foi cassado pela Casa nesta quarta-feira (20). O ator será o primeiro homem transexual a assumir o cargo em São Paulo.

Em 2016, o ator foi candidato a vereador pelo PP. Com 1.408 votos conquistados, ele acabou ficando como suplente de Cristófaro. Procurado pela reportagem, Miranda afirmou que só vai se pronunciar depois que tomar posse.

O ator é filho da atriz e Gretchen. Quando se filiou ao PP, em 2015, Miranda, que é transexual, foi criticado por grupos que defendem causas LGBT por ter escolhido participar das eleições que, na época, abrigava também Jair Bolsonaro. Bolsonaro acabou se lançando candidato à Presidência pelo PSL e venceu.

Miranda ganhou projeção também em 2015, quando assumiu seu novo gênero. Desde então, o filho de Gretchen vem passado por diversas mudanças corporais.

A cassação do mandato de Cristófaro ocorreu em obediência a uma decisão judicial. O parlamentar foi condenado pela Justiça Eleitoral em junho de 2018 e, pela decisão, teria de deixar o cargo.

Cristófaro era acusado de captar ilicitamente recursos que financiaram a campanha que o elegeu em 2016. O vereador chegou a recorrer da decisão em instâncias superiores da Justiça Eleitoral, mas todos os recursos foram negados.

 

 

*Informações retiradas da VEJA