TRE-AM diploma Governador e vice e demais palarmentares em cerimônia no TCE
21 de abril de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

TRE-AM diploma Governador e vice e demais palarmentares em cerimônia no TCE

A cerimônia de diplomação ocorre nesta segunda-feira, 17, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

TRE-AM diploma Governador e vice e demais palarmentares em cerimônia no TCE
(Foto: Reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) realiza nesta segunda-feira, 17, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), a diplomação para governador do Estado e vice, senadores, deputados federais e estaduais eleitos nas eleições gerais deste ano. Na ocasião, o Presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, entregará os respectivos diplomas eleitorais, documentos que os habilitarão a tomar posse para exercer os mandatos para os quais foram eleitos pelo voto da população amazonense.

(Foto: Reprodução)

A diplomação é o ato por meio do qual a Justiça Eleitoral, com a entrega dos diplomas devidamente assinados, atesta quem são, efetivamente, os eleitos e seus suplentes. É somente a partir da diplomação que os candidatos se tornam aptos a tomar posse no cargo para o qual foram eleitos. O diploma é confeccionado e emitido pela Justiça Eleitoral após o encerramento da eleição com a confirmação do resultado das urnas e o julgamento das contas das candidaturas. O documento legaliza, portanto, a posse do candidato no cargo para o qual concorreu e foi eleito, e o legitima a representar a população da circunscrição eleitoral pela qual foi escolhido.

A sessão de diplomação

Na Sessão solene do dia 17, serão diplomados os candidatos eleitos para ocuparem os cargos. Os suplentes deverão, a partir do dia 18, comparecer à Secretaria Judiciária do TRE-AM para receber seus diplomas.

A entrega dos diplomas aos eleitos marca não só a abertura de prazos importantes para a Justiça Eleitoral – como o início do prazo para o ajuizamento de ações de impugnação da diplomação e de impugnação do mandato eletivo –, mas também o encerramento dos trabalhos da Justiça Eleitoral relativos à eleição recém-concluída.

Na cerimônia, que ocorrerá no Tribunal de Contas do Estado, terão acesso, além dos 36diplomandos e seus convidados, autoridades convidadas e a imprensa, mediante credenciamento já realizado pela Assessoria de Comunicação do TRE-AM. Como o espaço é limitado, a Justiça Eleitoral do Amazonas vem avisando, por meio de sua Assessoria de Comunicação e do Cerimonial, que só terão acesso os diplomandos e os convidados que portarem convite, bem como os profissionais de imprensa com suas respectivas credenciais. A medida, além do foco no bom andamento da solenidade, também obedece às exigências quanto à segurança do local.

 

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

[email-subscribers-form id="1"]