(Foto: Larissa Silva / TRE-AM)
Manaus (AM) – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) mobilizou mais de 60 veículos para transportar urnas eletrônicas e materiais de votação em Manaus, durante a preparação para o segundo turno das Eleições 2026. A operação começou na sexta-feira (23) e foi organizada em etapas para atender as zonas eleitorais da capital.
A distribuição envolveu vans e Veículos Urbanos de Carga (VUCs), com rotas definidas conforme a quantidade de urnas e os locais de votação. O planejamento foi estruturado para organizar o deslocamento das equipes e garantir a entrega dos equipamentos dentro do cronograma eleitoral.
Segundo o chefe da 40ª Zona Eleitoral, José Iran dos Santos Brito, o planejamento logístico começa meses antes da realização das eleições.
“Na logística, nós começamos a trabalhar seis meses antes do primeiro turno. Entre o primeiro e o segundo turno, a logística é praticamente a mesma. Em Manaus, todas as seções vão funcionar nos mesmos locais de votação”, explicou.
Distribuição foi dividida em três grupos
Na capital amazonense, o transporte das urnas foi dividido em três grupos, com cronogramas específicos de carregamento e entrega.
O primeiro reuniu as 62ª, 32ª, 40ª e 59ª Zonas Eleitorais, com embarque na manhã de sexta-feira e distribuição direta nos locais de votação.
O segundo grupo contemplou as 63ª, 65ª, 58ª, 70ª e 68ª Zonas Eleitorais. O carregamento ocorreu na tarde de sexta-feira, com os veículos permanecendo durante a noite no pátio dos Correios. A entrega foi programada para sábado (24).
Já o terceiro grupo atendeu às 1ª, 2ª, 31ª e 37ª Zonas Eleitorais, com embarque e distribuição previstos para a manhã de sábado.
A divisão permitiu organizar o fluxo de veículos e das equipes responsáveis pelo transporte, considerando as demandas de cada zona eleitoral.
Urnas serão recolhidas após a votação
Após o encerramento da votação e a conclusão dos procedimentos de apuração, as urnas eletrônicas e os demais materiais utilizados no pleito seriam recolhidos dos locais de votação.
O planejamento previa que os equipamentos permanecessem nos veículos estacionados no pátio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), antes de serem devolvidos ao Fórum Eleitoral. O retorno foi programado para segunda-feira (26), das 8h às 16h.
No segundo turno, a disputa pelo Governo do Amazonas envolve dois candidatos. A votação pode ser mais rápida em comparação com o primeiro turno, embora o tempo de espera também dependa do fluxo de eleitores e dos procedimentos realizados em cada seção eleitoral.
(*) Com informações da Assessoria
LEIA MAIS:
- TRE-AM desmente narrativa de Salazar e garante resposta a Alessandra Campêlo
- TRE-AM inicia transporte de urnas para o interior do Amazonas
- TRE-AM e lideranças indígenas alinham transporte de eleitores do Vale do Javari para o segundo turno





