Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Brasil

TSE faz sessão extraordinária para definir regras das eleições de 2018

TSE faz sessão extraordinária para definir regras das eleições de 2018

Corte deverá discutir os limites do autofinanciamento das campanhas - Foto: Sérgio Lima/PODER 360.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reúne, nesta segunda-feira (18), em sessão extraordinária, para definir as normas que nortearão as eleições do ano que vem. Os ministros devem discutir temas como a remoção de conteúdos na internet, identificação de propagandas impulsionadas em redes sociais e uso de aplicativos de mensagens durante a campanha eleitoral de 2018.

Além disso, a Corte deverá discutir os limites do autofinanciamento das campanhas. A sessão está prevista para às 9h.

Vamos verificar e ver como vamos encaminhar. Já havia, no TSE, gente que achava que tinha que ser o mesmo limite do doador comum, disse o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, ao jornal Estado de S. Paulo.

Será a penúltima sessão do TSE neste ano. A última está marcada para terça-feira (19), onde será encerrado o ano judiciário e iniciado o recesso forense da Corte. Depois de amanhã, o plenário só se reunirá em fevereiro do ano que vem.

As resoluções serão definidas após uma série de audiências públicas realizadas pelo TSE. O atual vice-presidente do tribunal, ministro Luiz Fux, foi quem reuniu as ideias.

Na última sexta-feira (15), o presidente Michel Temer assinou decreto que diminui o período do horário de verão a partir do ano que vem.

A alteração foi solicitada pelo TSE para “garantir que os diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança de ponteiros que tradicionalmente ocorre nos meses de verão nas regiões do Centro-Sul do país, não causem atrasos na apuração dos votos e na divulgação do resultado das eleições”.

 

*Poder360