Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cidades

Turismo no Amazonas registra crescimento em 2024, impulsionado por festas de fim de ano

O número também supera em 9,64% os registros de 2019, antes da pandemia, que somaram 14,7 mil viajantes.

Turismo no Amazonas registra crescimento em 2024, impulsionado por festas de fim de ano

Foto: Arquivo/ Am1

Manaus (AM) – O turismo no Amazonas mostrou crescimento significativo em 2024, segundo dados da Embratur, do Ministério do Turismo (MTur) e da Polícia Federal (PF). Nos primeiros seis meses do ano, 16,3 mil viajantes internacionais desembarcaram no estado, um aumento de 22,21% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 12,6 mil visitantes. O número também supera em 9,64% os registros de 2019, antes da pandemia, que somaram 14,7 mil viajantes.

A temporada de festas de fim de ano, combinada às férias escolares, impulsiona as viagens pelo Brasil, e o Amazonas tem sido um dos destinos escolhidos. Marinês Shardeloto, residente no Mato Grosso, veio com sua família a Manaus para passar o Natal e destacou as belezas do estado em entrevista ao Portal AM1.

“A gente ontem visitou a Cachoeira Natal, em Presidente Figueiredo. Está muito bonito por aqui. Fomos na Ponte do Rio Negro, passamos no Mirante Lúcia Almeida e agora estamos por aqui [no Largo São Sebastião], que está tudo maravilhoso”, disse Marinês.

Ela relembrou sua primeira visita à capital amazonense há 12 anos e destacou a evolução da cidade. “Está muito diferente, estão de parabéns porque evoluiu bastante. Ficou bem bonito.”

Programação especial de Natal movimenta o Largo São Sebastião

Publicado por Amazonas1 em Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Além de Manaus, o interior do Amazonas atrai turistas interessados em conhecer as riquezas naturais da região. Nigel Kurt, guia turístico há mais de 20 anos, observou o aumento na procura por passeios de turismo de selva nesta época do ano.

“Muitos turistas de fora, especialmente europeus. Percebo que agora no final deste ano também tem vindo brasileiros, de São Paulo e do Sul do Brasil. Isso é uma riqueza para nós, porque os turistas querem ver a beleza da Amazônia. E que a gente possa sempre pensar em proteger a natureza”, comentou Nigel ao Portal AM1.

LEIA MAIS: