Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

UEA define nesta quarta-feira o novo reitor pelos próximos quatro anos

A disputa está entre a chapa 19, formada pelos professores André Zogahib e Kátia Couceiro; e a chapa 22, formada pelo doutor em Direito, Alcian Pereira e Cleto Cavalcante

UEA define nesta quarta-feira o novo reitor pelos próximos quatro anos

Foto: reprodução

Manaus/AM – A comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) definirá, nesta quarta-feira (23), quem será o novo reitor da instituição pelos próximos quatro anos. A disputa está entre a chapa 19, formada pelos professores André Zogahib e Kátia Couceiro; e a chapa 22, formada pelo doutor em Direito, Alcian Pereira e Cleto Cavalcante.

A votação iniciará às 9h e encerrará às 20h (horário local dos municípios), com a divulgação do resultado parcial prevista para o mesmo dia.

Os candidatos contaram ao Portal AM1, nesta terça-feira, por meio das assessorias, quais as suas expectativas para o pleito.

Leia mais: Estudantes comemoram aprovações no vestibular da UEA: ‘realizando um sonho’

André, que era presidente da Amazonas Previdência (Amazonprev), afirma que está otimista pela vitória nesta eleição. Segundo ele, a campanha que fez junto a sua candidata a vice, Kátia Couceiro, foi ‘intensa’.

“Eu e minha vice, Kátia Couceiro, estamos otimistas que o resultado nos será favorável. Fizemos uma intensa campanha pelas mídias sociais e também presencialmente nas unidades da capital e do interior. Em todos os encontros, fomos bem recebidos e obtivemos aprovação para as propostas que visam a melhoria da UEA por meio de Gestão, Participação e Respeito”, disse.

O professor Alcian Pereira também está confiante. Segundo ele, que atua na UEA há 14 anos, caso seja eleito, vai iniciar a ‘transformação na vida das pessoas’.  

Leia mais: Duas chapas disputarão vaga na reitoria da UEA em março

“Estamos confiantes no trabalho que fizemos durante a campanha. Recebemos apoios importantes em todas as unidades da UEA na capital e no interior. Apresentamos nossas propostas de gestão e fizemos uma campanha leve, limpa e transparente, propondo fazer um trabalho coletivo, inclusivo e plural que de fato considere a vocação das cidades do interior onde a UEA se faz presente, proporcionando tratamento igualitário porque não possuímos duas Universidades, a UEA é uma só, esteja ela em Manaus ou em Tabatinga, por exemplo. Nossa vitória está perto. Falta pouco para iniciarmos a Transformação na Vida das Pessoas. Esse é o nosso propósito”, disse.

Votação

A votação ocorrerá na Reitoria, nas cinco Escolas Superiores de Manaus, nos Centros de Estudos Superiores, Núcleos de Estudos Superiores e nas unidades de Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Iranduba, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Maraã, Novo Airão, São Paulo de Olivença e Tapauá, totalizando 42 colégios eleitorais.

Leia mais: Sylvio Puga é reeleito reitor da Universidade Federal do Amazonas

De acordo com o edital, estão aptos a votar professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, técnico-administrativos efetivos, temporários, comissionados e procuradores jurídicos, além de acadêmicos de graduação e de pós-graduação, regularmente matriculados neste semestre.

Apuração e resultado 

O início da apuração das eleições ocorre na quarta-feira (23/03), às 21h, logo após o término da votação, e a previsão da divulgação preliminar será no mesmo dia. A Comissão Eleitoral Geral informa que a apuração dos votos será transmitida em tempo real nas redes sociais oficiais da Universidade.