
(Foto: Lucas Costa/ PORTAL AM1)
Manaus (AM)- Na manhã desta terça-feira (30), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu um passo significativo na promoção da educação tecnológica ao inaugurar o “STEM Makerspace” no prédio da Academia STEM, localizado na avenida Darcy Vargas, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.
Esse novo espaço é um laboratório de fabricação digital projetado para oferecer aos alunos de Engenharia e Tecnologia, além de estudantes da rede estadual de ensino, um ambiente moderno e equipado para a prática e desenvolvimento de habilidades técnicas.
O STEM Makerspace visa potencializar a formação acadêmica de seus alunos, enquanto populariza o conhecimento tecnológico entre estudantes do sistema público de ensino.
Para isso, o local está equipado com tecnologias de ponta, incluindo impressoras 3D, máquinas de corte a laser e outras ferramentas avançadas. O laboratório funcionará sob demanda, atendendo aos projetos acadêmicos em parceria com a Samsung, a qual foi a principal financiadora do projeto.
O projeto foi financiado pela Samsung com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (ZFM) e foi executado pela UEA, utilizando recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento conforme a Lei de Informática para a Amazônia Ocidental.
Durante a inauguração, o reitor da UEA, André Zogahib, destacou a importância dessas parcerias.
“Estamos acompanhando essa evolução tecnológica e trabalhando para que nossos alunos desenvolvam habilidades e competências que complementem o aprendizado em sala de aula. Essa é a essência da colaboração entre o Governo do Estado, a UEA e a Samsung”, frisou Zogahib.
José Cambeiro, Diretor da Samsung, ressaltou o papel fundamental do projeto na educação dos jovens.
“Tive a oportunidade de ter contato com tecnologia no ensino médio, o que fez uma diferença enorme na minha vida. Este projeto visa proporcionar essa mesma experiência a mais estudantes, surgindo de um desafio que a Samsung tinha de expandir a Academia STEM. Conseguimos unir forças com a SEDUC para levar essa experiência para ainda mais longe”, explicou Cambeiro.
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), destacou o impacto potencial do projeto para a formação das futuras gerações no estado. “Estamos investindo em qualificação para que nossos estudantes se tornem o capital humano de alta qualidade que nosso parque industrial precisa. Queremos empresas sólidas, com alta governança, que produzam serviços de alto valor agregado. E isso só é possível com a formação de profissionais bem capacitados”, afirmou Tadeu.
LEIA MAIS:
- UEA e setor primário: mais de 20 mil servidores vão receber reajuste nas datas-bases
- Conheça os cinco cursos mais buscados na UEA
- UEA inicia inscrições para Vestibular e SIS
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.