Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Vacinação contra covid-19 para idosos acima de 70 anos segue na capital

A Semsa aguarda ainda 10,2 mil idosos para alcançar a meta de vacinar 90%, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Vacinação contra covid-19 para idosos acima de 70 anos segue na capital

Foto: Márcio Silva / Portal Amazonas1

Com o objetivo de concluir a vacinação dos grupos prioritários da etapa atual da campanha de imunização contra a Covid-19, na capital, a Prefeitura de Manaus está intensificado o chamado de idosos de 70 anos ou mais e  trabalhadores da saúde, não vacinados.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda aguarda 9,2 mil trabalhadores da saúde e 10,2 mil idosos para alcançar a meta de vacinar 90% de cada um desses grupos prioritários, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

A Semsa informa que oito postos de vacinação, distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade, permanecem abertos das 9h às 16h para receber os que ainda não tomaram a primeira dose da vacina.

O município já vacinou, com a primeira dose, 47,9 mil trabalhadores da saúde. O número corresponde a 75% dos 56,9 mil que devem ser vacinados nesse grupo prioritário. Entre os que têm 70 anos ou mais foram vacinadas 52,7 mil pessoas, ou seja, 84% da meta calculada de 62,9 mil residentes em Manaus nesta faixa etária.

No grupo dos idosos, o extrato com maior participação na campanha de imunização são os de 80 anos ou mais. Destes, 92%, ou 16,8 mil, já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. A segunda maior participação é a dos idosos de 75 a 79 anos, com 86% de vacinados. E a terceira, a dos que têm entre 70 e 74 anos, com 77% de participação.

Os postos de vacinação funcionam na modalidade drive-thru, com vacinação no próprio veículo, e também contam com pontos fixos para aqueles que não forem ao local de carro. Apenas as pessoas que estiverem com síndromes gripais e outras doenças na fase aguda não devem se vacinar e precisam esperar a plena recuperação da saúde.

Para ser vacinado, o usuário deve apresentar documento de identidade original, com foto, e CPF. Além disso, os trabalhadores da saúde devem estar relacionados nas listas oficiais das secretarias de Saúde do município (Semsa) e do Estado (SES-AM).

Caso contrário, devem comprovar vínculo com o serviço de saúde, por meio de contracheque e preencher uma autodeclaração em que se responsabilizam pela informação de atendimento aos critérios exigidos para receber a vacina.

A Semsa também já iniciou a aplicação da segunda dose para os que receberam o imunizante CoronaVac, distribuído pelo Instituto Butantan, para o qual o prazo entre as duas doses é de até 28 dias.

 

Endereços dos postos em funcionamento:

Idosos e profissionais de saúde

 

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM

Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova.

Zona Sul

Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga, 4.390 – Parque 10 de novembro

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222- Crespo

Zona Leste

Sesi – Clube do Trabalhador

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Zona Oeste

Balneário do Sesc

Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada

Zona Norte/Leste

Shopping Phelippe Daou

Avenida Camapuã, 2.939 – Cidade de Deus

Postos exclusivos para os profissionais de saúde

Zona Centro-Oeste

Centro de Convenções – Sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro

Zona Sul

Hospital Beneficente Português – apenas para a segunda dose

Avenida Joaquim Nabuco, 1.359 – Centro

Zona Centro-Sul

Escola de Enfermagem/Ufam

Rua Teresina, 495, Adrianópolis

 

(*) Com informações da assessoria