Vacinação de idosos em Manaus inicia em até 72h, após liberação de doses da AstraZeneca - Amazonas1
8 de março de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Vacinação de idosos em Manaus inicia em até 72h, após liberação de doses da AstraZeneca

A Prefeitura de Manaus vai destinar 50.398 doses da vacina AstraZeneca para imunização de idosos contra a covid-19

Vacinação de idosos em Manaus inicia em até 72h, após liberação de doses da AstraZeneca
Foto: Divulgação / Semcom

A vacinação de idosos em Manaus está perto de acontecer, mas falta, ainda, a liberação das doses de vacina AstraZeneca, que estão retidas na Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), desde o dia em que chegaram ao Amazonas, no último sábado (23). Assim que essas doses forem liberadas a vacinação deve iniciar em até 72h na capital, segundo a Prefeitura de Manaus.

Os lotes com 132,5 mil vacinas contra covid-19 do laboratório AstraZeneca foram guardados e impedidos de serem distribuídos após decisão da juíza federal Jaiza Fraxe.

Leia mais: Amazonas recebe 132,5 mil doses da vacina da AstraZeneca

Segundo a determinação, a distribuição só poderia ocorrer após a Prefeitura de Manaus regularizar questões referentes a lista de vacinados e grupos prioritários para receber a imunização, uma vez que ocorreram diversos escândalos de pessoas furando a fila da vacina na capital amazonense.

Em novo despacho da Justiça Federal, nessa terça-feira (26), foi reafirmado que a distribuição para Manaus do lote de vacina contra covid-19, referente às doses da AstraZeneca, só poderá ser retomada após o Município apresentar plano conforme diretrizes e regras nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Na transmissão ao vivo realizada nesta quarta-feira (27), para apresentar o plano de imunização nos idosos em Manaus, a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental Epidemiológica, Marinélia Ferreira, explicou que o início da vacinação depende do recebimento dessas vacinas.

Leia mais: MPF apura possível fraude na vacinação contra covid-19 em Manaus; ‘irmãs Lins’ serão ouvidas

“A nossa vacinação está condicionada ao recebimento das nossas doses de vacina e, no momento, nosso plano já foi enviado e foi feita uma petição para a questão da Justiça. Estamos aguardando essa liberação. Após a liberação, vamos iniciar a nossa campanha para esse público acima dos idosos”, disse.

De acordo com Marinélia, a FVS informou à Prefeitura de Manaus que serão enviadas 74.140 doses de vacinas da AstraZeneca. Desse total, 50.398 serão destinadas aos idosos. Foi informado, ainda, que a vacina contém duas doses, que a pessoa idosa deverá tomar no intervalo de oito a doze semanas.

Embora os idosos sejam o grupo prioritário e um dos primeiros a receber a imunização, também haverá critérios de vacinação, mas por idade. Receberão as primeiras vacinas os idosos a partir de 80 anos.

“Lembrando que, quem será vacinado? Os idosos, primeiramente a partir de 80 anos. Diferente do que nós fazíamos nas campanhas da Influenza, o Ministério da Saúde orientou que fosse determinado uma faixa etária especifica para facilitar o acesso e para segurança dos nossos idosos, que são do público que mais está sendo acometido”, disse Marinélia.

Leia mais: Juíza manda governo suspender distribuição de doses da vacina AstraZeneca no Amazonas

“Nós iremos atender 100% dos idosos de 80 anos ou mais, 100% dos idosos de 75 a 79 anos, essas vacinas contemplam 34% dos idosos de 70 a 74 anos”, continuou.

Estratégia e locais

Ainda conforme informado na live, o formato e locais de vacinação serão feitos de duas maneiras: por meio de drive-thru e em pontos fixos, a exemplo da estratégia realizada na campanha de vacinação contra Influenza, no ano passado.

Os locais de drive-thru serão:

Zona Norte – no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM);

Zona Sul – na Universidade Paulista (Unip);

Zona Oeste – no Sambódromo;

Zona Leste – no Sesi – Clube do Trabalhador;

Zonas Norte e Leste – no Shopping Phelippe Daou

Os postos fixos serão divulgados posteriormente.

Agendamento

Também deverá ser feito um agendamento on-line para facilitar e otimizar o tempo dos idosos nos locais de vacinação, uma vez que são os alvos mais acometidos pela doença.

Leia mais: Amazonas retoma distribuição da vacina AstraZeneca após nova decisão da Justiça Federal

“Para facilitar o registro desses idosos, lançaremos um agendamento online para facilitar e, também, para identificar melhor esse idoso, para otimizar o tempo que ele ficará nessa vacinação e isso será divulgado no nosso link, brevemente”, disse.

Vacina em casa

A vacinação em casa será destinada para idosos que não podem sair de casa por estarem acamados. Diante disso, agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deverão ir até a residência do idoso, a partir do banco de dados com as informações de cada pessoa na secretaria.

“Idosos que são acamados, não fiquem preocupados. Nós iremos usar uma estratégia semelhante à campanha da Influenza, que será de vacinar em casa. Os idosos acamados serão vacinados em casa, usando nosso banco de dados disponível na secretaria. E vamos colocar canais para que as famílias possam atualizar os dados desses idosos”, explicou Marinélia.

Datas

A vacinação dos idosos, para evitar aglomeração, também deverá ser separada em dias da semana a partir da data de aniversário de cada pessoa.

Na primeira semana serão vacinadas pessoas de 80 anos e mais; na segunda semana as de 75 a 79 anos; e na terceira semana idosos de 70 a 74 anos, respeitando os critérios clínicos estabelecidos na nota técnica nº 02/2021, da FVS.

“Para facilitar essa ida do idoso, sem aglomeração e com muita tranquilidade, os idosos serão atendidos de acordo com mês do seu nascimento. Por exemplo, se nós começarmos numa segunda-feira: na segunda serão os meses de janeiro e fevereiro; na terça, serão os meses de março e abril; na quarta serão maio e junho; na quinta, julho e agosto; na sexta, setembro outubro; e no sábado, novembro e dezembro”, finalizou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading