Manaus, 23 de junho de 2024
×
Manaus, 23 de junho de 2024

Cenário

Veja nomes que usam redes sociais como degraus para a Prefeitura de Manaus

Distância do pleito não impede que os pretensos candidatos ao cargo majoritário comecem a buscar visibilidade.

Veja nomes que usam redes sociais como degraus para a Prefeitura de Manaus

O pleito na capital amazonense já conta com uma lista de possíveis candidatos ao cargo de prefeito (Foto: Reprodução/Redes sociais/assessoria)

Manaus (AM) – A mais de um ano das Eleições Municipais de outubro de 2024, a distância do pleito não impede que os pretensos candidatos ao cargo majoritário comecem a buscar visibilidade e o fortalecimento de seus nomes junto ao eleitorado manauara.

Um dos ‘palcos’ principais para mostrar trabalho, atualmente, é a internet – especificamente as redes sociais; é por meio delas, inclusive, que grande parte desses políticos compartilham o seu dia a dia, na tentativa de se aproximar dos cidadãos, que já simpatizam com seu nome ou que ainda não conhecem seu trabalho.

O pleito na capital amazonense já conta com uma lista de possíveis candidatos ao cargo de prefeito. São eles: David Almeida (Avante); Amom Mandel (Cidadania); Coronel Menezes (PL); Ricardo Nicolau (Solidariedade); Zé Ricardo ou Anne Moura do PT; Carol Braz (MDB); Roberto Cidade (União Brasil) e Capitão Alberto Neto (PL).

Demonstram, ainda, interesse pela disputa: o ex-deputado e ex-vereador Chico Preto (Avante) e o ex-prefeito Arthur Neto (Sem Partido). Nos bastidores, há quem diga que a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) também pode concorrer à vaga.

David Almeida

Candidato natural à reeleição, o prefeito David possui atualmente 190 mil seguidores em seu perfil no Instagram. Na plataforma, Almeida compartilha momentos da vida pessoal e do trabalho no comando de Manaus.

O atual chefe do Executivo compartilha, principalmente, o dia a dias nas ruas da capital, gravando vídeos citando sempre ao final a frase: “Estamos na rua e o trabalho não para”. O final da frase é o slogan da Prefeitura.

Amom Mandel

Por sua vez, o principal adversário de David, até o momento, segundo pesquisas divulgadas recentemente, é o deputado federal Amom Mandel (Cidadania). O jovem político é seguido por 209 mil pessoas na mesma rede social e, assim como Almeida, divide com seus seguidores o que tem feito em Brasília.

Amom compartilha regularmente publicações que mostram sua atuação junto às comunidades nos bairros de Manaus. É o caso de uma publicação postada no Dia das Mães, na qual ele afirma que “prestar contas do mandato é o dever de todo político” e diz que “estar nas comunidades vai além de um compromisso de campanha”, destacando que isso sempre fez parte do trabalho dele.

Uma das publicações polêmicas do atual deputado foi feita em fevereiro deste ano, quando ele lançou o aplicativo ‘Buracômetro’ – desenvolvido por ele e sua equipe – e que tem o objetivo de receber denúncias em relação à qualidade da infraestrutura da capital.

Coronel Menezes

Quinto colocado na última eleição municipal, Coronel Menezes (PL) – ex-candidato ao Senado Federal e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro também do PL – tem 30,4 mil seguidores no Instagram, onde mantém publicações de apoio aos líderes do movimento de direita no país, além de críticas ao atual presidente Lula (PT).

No dia 11 de maio, Menezes publicou um ‘TBT’ lembrando dos mais de 544 mil votos que recebeu na disputa do ano passado, quando brigou por uma vaga no Senado, mas acabou derrotado por Omar Aziz (PSD), que garantiu a manutenção da sua cadeira como senador do Amazonas.

Chico Preto

O ex-deputado e ex-vereador Chico Preto também é um nome com potencial para pré-candidato nas eleições municipais. Assim como Menezes, Chico é apoiado por pessoas de ‘direita’, já que é explícito simpatizante das mesmas ideias e defensor de pautas em defesa dos cristãos, família, dentre outras deste público.

Ele é acompanhado por 24,8 mil pessoas na rede social; publica assuntos da vida pessoal e comenta temas atuais e de relevância para o seu público. No último dia 12, ele disse ao Portal AM1 que é motivado pelo povo a se candidatar.

Capitão Alberto Neto

Outro nome que também conta com a simpatia dos eleitores da direita, maioria em Manaus, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o deputado federal reeleito Capitão Alberto Neto.

Alberto possui 236 mil seguidores no Instagram e publica diariamente seu trabalho na Câmara dos Deputados, opinião sobre assuntos que fazem parte da atuação parlamentar, além de elogios ao ex-presidente Bolsonaro e críticas ao governo petista.

Ricardo Nicolau

O ex-deputado Ricardo Nicolau também é um nome cotado na disputa do próximo ano. O político disputou ano passado o cargo de governador, conquistando 217.588 votos, ficando na quarta posição ao final da apuração.

Nicolau esteve mais presente nas redes sociais até as eleições de 2022. Hoje, seu Instagram possui mais imagens, sem muitos vídeos e interação com o público. A última publicação do ex-deputado foi feita em abril, no domingo de Páscoa.

Roberto Cidade

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é um dos nomes fortes também para a disputa municipal. Como um dos principais aliados do governador Wilson Lima (União Brasil), Cidade – que é do mesmo partido de Wilson – foi o deputado estadual mais votado no estado com mais de 96 mil votos em 2022.

Wilson Lima tem 12 partidos em sua órbita atualmente, e é pretenso candidato ao Senado. Nesse contexto, ele precisa fortalecer a sua possível candidatura deixando um sucessor.

Cidade foi reeleito nas últimas eleições para o seu segundo mandato como deputado estadual e é uma das figuras da política amazonense que se destaca também nas redes sociais, com frequentes publicações, em sua maioria, relacionadas ao trabalho. Ele acumula 30,3 mil seguidores no Instagram.

Carol Braz

A defensora pública, ex-secretária de Estado e ex-candidata ao Governo do Amazonas, Carol Braz (MDB) tem 24 mil seguidores no Instagram e também compartilha com seus seguidores o seu dia a dia, ideias e posicionamentos sobre a política local e nacional.

Arthur Neto

Há, ainda, a possibilidade de o ex-prefeito Arthur Neto compor a lista dos possíveis nomes na corrida pela cadeira de mandatário da capital amazonense. O ex-tucano adota um tom de constante crítica ao governo federal, recebendo, assim, um apoio massivo de pessoas que também são contra a atual gestão nacional.

Joana Darc

Outro nome que pode disputar as eleições 2024 é o da atual deputada estadual e protetora dos animais, Joana Darc (União Brasil), que foi a segunda mais votada para o cargo no Amazonas.

Recentemente, a parlamentar se tornou assunto em todo o Brasil devido ao caso envolvendo a capivara Filó, Agenor Tupinambá e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Com a repercussão do caso, em que Agenor foi multado pelo Ibama e teve a capivara levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, a deputada – que também já foi vereadora – alcançou a marca de 525 mil seguidores no Instagram.

Ela vem recebendo o apoio de parte da população, mas também vem sendo alvo de críticas por outra parte dos cidadãos, que afirmam que Joana usa do ocorrido para angariar seguidores, fama e futuramente disputar o cargo de prefeita.

José Ricardo

Como representantes da esquerda, especificamente do Partido dos Trabalhadores, o nome do ex-deputado José Ricardo ainda é ventilado como potencial candidato à Prefeitura. O petista conta com 15,6 mil seguidores.

Anne Moura

No entanto, em visita feita pela presidente do PT a Manaus, Gleisi Hoffmann, no dia 14 de abril, o nome da secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, que disputou o cargo de vice-governadora do Amazonas, na chapa do senador Eduardo Braga (MDB), em 2022, foi confirmada como pré-candidata à Prefeitura pela sigla.

Anne tem 12,4 mil seguidores no Instagram e, desde a sua participação no pleito de 2022, vem crescendo nas redes sociais como um nome forte da esquerda no Amazonas.

Tabuleiro complicado

Em conversa com nossa equipe, o cientista político, antropólogo e professor do Departamento de Ciência Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ademir Ramos, afirmou que o cenário das próximas eleições é um tabuleiro complicado e as próximas eleições serão decisivas também nas eleições de 2026, quando o Amazonas escolherá o novo governador.

“Está distante 2024? Sim, mas as pesquisas estão adiantando esse processo. O governador tem total interesse nessas eleições, porque ele é candidato ao Senado e, ao mesmo tempo, tem que fazer o seu sucessor. Naturalmente, esse sucessor é o vice-governador (Tadeu de Souza), mas e aí?”, questionou o Ademir.

O cientista político citou, ainda, a relação do governador e o prefeito, enfatizando que a pergunta principal é saber se essa relação vai se sustentar até outubro do próximo ano.  

“A eleição de 2024 é uma ‘plataforma para a de 2026. Outra questão a se analisar é como é que fica a questão do ‘bolsonarismo’ no Amazonas. O Bolsonaro vem aqui? Quando será entregue a homenagem aprovada na Aleam à ex-primeira dama? Ele ficará inelegível? Sobre os partidos, por exemplo, é algo que teremos mais clareza a partir de março, quando a janela partidária é aberta”, pontuou.

Ramos frisou, também, a condição de David em relação ao seu atual partido, que não possui tempo de televisão, lembrando que apenas a utilização das redes sociais não basta em uma eleição.

“Eles estão começando se ‘mexer’ e podemos ver isso, sim, pelas redes sociais. Temos um ‘boom’ de nomes, vamos ver qual será o resultado e até agora não pintou nenhum nome ‘estranho’, novo no pedaço. São todos conhecidos e a maioria não tem nada a perder”, concluiu o cientista.

LEIA MAIS: