
Deputados investiram em seus perfis nas redes sociais- Foto:(Mario Agra/Kayo Magalhães/Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Brasília (DF) – Em 2024, a bancada do Amazonas gastou mais de R$ 760 mil em divulgação parlamentar.
Dos oito parlamentares, apenas um não usufruiu do benefício, Amom Mandel (Cidadania).
O deputado licenciado Saullo Vianna (União Brasil) ficou em primeiro lugar, com R$ 179,2 mil em gastos para divulgar suas ações na Câmara dos Deputados.
O parlamentar, atualmente, deixou a Casa federal para trabalhar como Secretário de Assistência Social em Manaus.
Sidney Leite e Adail Pinheiro ficaram em segundo lugar com uma diferença de 2,4 mil reais.
Adail Pinheiro utilizou R$ 165 mil em serviços do blog Via Online Brasil durante todo o ano.
Sidney Leite (PSD) usou R$ 167,4 do Cotão para serviços de consultoria em comunicação com monitoramento, pesquisa de conteúdo e redação, redes sociais, assessoria de imprensa, estrutura de produção, redação e edição de vídeo.
O parlamentar também usufruiu dos recursos pagos da Meta (empresa responsável pelo Facebook) a fim de anunciar os trabalhos realizados por ele na Câmara.
Veja um dos recibos apresentados ao Portal da Câmara dos Deputados.
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) desembolsou R$ 104 mil para divulgar as atividades entre janeiro e maio.
Como candidato à Prefeitura de Manaus, o parlamentar não poderia usufruir dos recursos 120 dias antes das eleições.
Entre as estratégias escolhidas por Neto, antes do período eleitoral, estão o monitoramento, planejamento e a gestão de conteúdo de redes sociais como X (Twitter), Instagram, YouTube e Facebook.
O campeão em aluguel de aviões, deputado Átila Lins (PSD), também usou o Cotão para divulgar suas ações parlamentares. Apesar de não compartilhar diariamente sua rotina na Câmara dos Deputados nas redes sociais, sua estratégia foi o uso de dois portais de notícia: BNC e AgNorte.
Entre janeiro e novembro, o parlamentar pagou R$ 72 mil para as empresas de comunicação.
O suplente do União Brasil, que em 2024 ocupava a vaga do deputado Fausto Junior, Pauderney Avelino, usou R$ 54,3 mil entre março e outubro.
Avelino escolheu anunciar suas ações em um portal de notícias e redes sociais.
Silas Câmara (Republicanos) usou R$ 21 mil em um “método antigo”, enviando publicações pelo aplicativo de mensagens da Meta.
Veja quais portais os deputados pagaram para anunciar seus serviços:
- BNC – 55 mil
- AG Norte- 22 mil
- Via Online Brasil – R$ 165 mil
Pauderney Avelino
- BNC – R$ 40 mil
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