Beruri (AM) – Moradores de Beruri (a 174 quilômetros de Manaus) foram surpreendidos por uma forte chuva na noite de segunda-feira (16). O susto maior veio com a chuva de granizo, que durou cerca de 30 minutos, causando euforia na população, que nunca havia presenciado o fenômeno. Não caía chuva sobre a cidade há um bom tempo, devido à seca severa no Amazonas.
Vídeos registrados pelos próprios moradores mostram a ventania. Apesar de breve, os ventos fortes destelharam casas e estabelecimentos, incluindo a igreja católica de São Francisco, que teve sua porta quebrada. Além disso, árvores foram derrubadas pela tempestade.
Assista:
A chuva de granizo em si não está diretamente relacionada às queimadas na Amazônia. O granizo ocorre devido a processos meteorológicos específicos, principalmente, em tempestades intensas. Essas tempestades ocorrem quando há fortes correntes ascendentes que levam gotículas de água para altitudes elevadas, onde se congelam e formam pedras de granizo.
No entanto, as queimadas podem indiretamente influenciar o clima local e regional. Elas afetam a atmosfera ao liberar abundantes quantidades de partículas e gases, que podem alterar a dinâmica atmosférica, modificar padrões de chuva e, potencialmente, contribuir para a formação de tempestades.
Mas, estabelecer uma relação direta entre queimadas e um evento específico de chuva de granizo é complexo e, geralmente, não é possível sem uma análise meteorológica detalhada.
LEIA MAIS:
- Ventania destelha 50 casas e deixa 8 pessoas feridas em Envira
- Vídeo: Forte ventania derruba ao menos sete postes na AM-010, próximo à Itacoatiara
- Adolescente morre afogado durante ventania no Rio Canumã
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.