Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cenário

Vereador de Presidente Figueiredo é cassado por infidelidade partidária

Ricelli Pontes foi o vereador mais votado do município e favorito à eleição para prefeito de Presidente Figueiredo

Vereador de Presidente Figueiredo é cassado por infidelidade partidária

Vereador Ricelli Pontes (Márcio Silva/Amazonas1)

O vereador de Presidente Figueiredo, distante 130 quilômetros de Manaus, Ricelli Pontes (PSC) teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nesta terça-feira, 23, por infidelidade partidária. Ele era pré-candidato a prefeito do município e com a decisão está fora das eleições 2020.

No entendido unanime da Corte, Ricelli violou as regras de fidelidade partidária ao trocar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), pelo qual foi eleito em 2016, pelo Partido Social Cristão (PSC), do governador Wilson Lima.

O parlamentar alegou que houve autorização do PDT para deixar a sigla, mas não conseguiu comprovar a justa causa para troca na Justiça Eleitoral.

“Acordam os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas julgar procedente a pretensão autoral para decretar a perda de mandato do primeiro requerido por infidelidade partidária, comunicando ao presidente da Câmara de Presidente Figueiredo para que emposse o respectivo suplente no prazo de 10 dias”, diz a decisão.

O autor da cassação de Ricelli é justamente o suplente, Cleiton Jardim, que deve assumir o cargo conforme determinação do TRE-AM.