Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Vereadores compensam sessão plenária para antecipar férias

Na prática, o recesso dos parlamentares inicia somente no dia 16, mas com tantas sessões plenária compensadas, os vereadores deixam de comparecer no plenário antes do previsto.

Vereadores compensam sessão plenária para antecipar férias

(Foto: Eder França)

Manaus (AM) – De olho no recesso parlamentar, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) fizeram mais uma manobra para sair de férias mais cedo do que o esperado, nessa quarta-feira (2) os parlamentares compensaram uma sessão plenária e anteciparam o recesso parlamentar.

Segundo o calendário da Câmara Municipal, o recesso parlamentar inicia no dia 16 de julho e segue até o dia 1º de agosto.

Porém, os vereadores se articularam e realizaram manobras para anteciparem seus dias de folga.

No dia 9 de junho os vereadores apresentaram uma sessão extraordinária para compensatória à sessão ordinária que aconteceria somente no dia 15 de julho. Na semana seguinte, dia 16 de junho os vereadores referiram a manobra, apresentaram uma pauta extraordinária e realizaram uma sessão compensatória à reunião ordinária do dia 14 de julho. Em outro momento, os vereadores também compensaram a sessão dia 16 de julho, mas o sistema da casa não informa a data.

Mais compensações

Nessa quarta-feira (2), não foi diferente. Os vereadores usaram a votação de emendas da Lei Orçamentária Anual (LDO) para realizarem uma sessão extraordinária compensatória ao dia 9 de julho. Antecipando ainda mais o recesso parlamentar.

A expectativa é que aconteça mais uma compensação nas sessões da próxima semana.

Férias prolongadas

Na prática, o recesso dos parlamentares inicia somente no dia 16, mas com tantas sessões plenária compensadas, os vereadores deixam de comparecer no plenário antes do previsto e ganharam mais quatro dias de férias antes  do início oficial.

O mesmo acontece nada data de retorno, que está programada para ocorrer em uma sexta feira, quando não há sessão plenária. Sendo assim, os vereadores só retornam as suas atividades dia 4 de agosto.

LEIA MAIS 

Vereadores fazem manobra e antecipam recesso parlamentar

Com cassação de vereador, Glória Carrate pode voltar a CMM

Raulzinho critica vereadores que escondem seus líderes políticos: “Máscaras vão cair”