Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cidades

Via-Sacra: após dois anos, fiéis celebram nas ruas a ‘Paixão de Cristo’ em Manaus

O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, comemorou o retorno da tradição religiosa

Via-Sacra: após dois anos, fiéis celebram nas ruas a ‘Paixão de Cristo’ em Manaus

MANAUS – A Via-Sacra voltou a ser realizada em Manaus, nesta Sexta-Feira da Paixão (15), após dois anos suspensa por conta da pandemia de covid. A programação teve início às 7h com a oração do Ofício Divino, na Catedral Metropolitana seguida de Via-Sacra até o Santuário de Fátima, na Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus.

Na capital, as solenidades ocorreram até às 15h, quando iniciou a Celebração da Paixão do Senhor no Santuário. Em seguida, os fiéis devem fazer o caminho de volta à catedral na procissão do Senhor Morto. A caminhada também estava suspensa durante o período pandêmico.

Para o sábado sábado (16), haverá a solene Vigília Pascal às 20h e no domingo de Páscoa (17), as celebrações na Catedral voltam ao horário normal nos horários habituais que são: 7h, 10h e 18h.

Leia mais: Papa critica guerra na Ucrânia e diz que é “abuso perverso de poder”

O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, lembrou que durante os dois anos de pandemia, a fé teve que ser praticada dentro das casas e que é motivo de gratidão e celebração fazer isso nas ruas novamente, após o período turbulento da pandemia.

“Felizmente existe essa possibilidade de expressarmos publicamente a nossa fé, o que víamos fazendo dentro das nossas casas em família, agora poderemos fazer novamente nas nossas ruas. Isso é um motivo de alegria, de júbilo, motivo de gratidão a Deus, mas também motivo da gratidão a tantas pessoas que colaboraram e ajudando nesse tempo de pandemia, vacinando-se e incentivando os outros a se vacinarem, e também todos os cuidados nesse tempo”, destacou o líder da igreja católica em Manaus.