Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Economia

Vice-presidente da CDL pede que autoridades não decretem lockdown em Manaus

O vice-presidente da CDL disse que se surpreendeu com a possibilidade de terceira onda e afirmou que os comerciantes têm buscado seguir as medidas de combate à Covid-19

Vice-presidente da CDL pede que autoridades não decretem lockdown em Manaus

Foto: Reprodução

Manaus, AM –  O vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Manaus), Ezra Azury, afirmou nesta quarta-feira (14) que o comércio cidade de Manaus não está preparado para um ‘lockdown’. Em meio às polêmicas sobre decisões de governadores e prefeitos que fecham e abrem comércio, e após a recente ação que fehcou bares do Eldorado por oderm do governador Wilson Lima, o assunto gera polêmica.

Ao ser questionado sobre a reação dos lojistas após a declaração do secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, que prevê uma terceira onda da Covid-19 no Amazonas, o vice-presidente disse que se surpreendeu com o pronunciamento. “Estamos fazendo a nossa parte. A divulgação de uma notícia antecipada como essa, gera um ambiente ruim de negócios. As empresas ficam com medo de fazer novos investimentos porque a qualquer momento pode ocorrer um fechamento e se pode ter um prejuízo grande, principalmente quem trabalha com produtos perecíveis”, disse o vice-presidente.

Leia mais: Deputado morre de Covid em Brasília um mês após morte da esposa pela doença

O secretário Marcellus Campêlo disse na semana passada que a terceira onda de Covid-19 no estado pode começar em 60 dias. Segundo ele, o Governo está usando como métrica o recrudescimento da doença na Europa, já que nas duas primeiras vezes coincidiram os picos da pandemia no continente e no estado. No entanto, Campêlo não mostrou dados técnicos que comprovem a afirmação.

A declaração foi dada na última terça-feira (6), durante um evento ao lado do governador Wilson Lima. Assim como Campêlo, Lima também falou sobre uma possível terceira onda e disse que o Estado ‘se prepara para o pior cenário possível.”

Em discurso na Aleam, Wilson destaca que crise na saúde em Manaus é culpa do ex-prefeito

Foto: Diego Peres / Secom

Movimentação política

Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi aprovada a criação com urgência da Comissão Especial de Recuperação Econômica apresentada pelo vereador Diego Afonso (PSL) que visa debater, apresentar propostas e alternativas para o comércio da capital.

Por meio do Requerimento nº 186 de 2021, o parlamentar apresentou a criação da comissão que visa auxiliar os empreendedores e empresários que foram afetados durante a pandemia de covid-19.

Leia mais: Butantan libera mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao governo federal

“Por conta das medidas de restrições da covid-19, o comércio na capital amazonense ficou com as portas fechadas por diversas vezes. Então, essa comissão com a flexibilização e reabertura do comércio, essa comissão vai debater sobre o pacote econômico e alternativas necessárias para auxiliar o empreendedor e empresário”, disse Afonso.

De acordo com o vereador, é de suma importância que a Comissão Especial de Recuperação Econômica abra o debate com as classes empresariais, artísticas, profissionais da saúde, autônomos, agentes políticos que compõem os Poderes Legislativo e Executivo, para discutir ideias e encontrar soluções no que se refere a retomada das atividades consideradas não essenciais com a finalidade de recuperar economicamente todos aqueles atingidos pela pandemia de Covid-19.