Manaus, 6 de julho de 2025
×
Manaus, 6 de julho de 2025

Cenário

Wilson Lima adia decisão sobre Senado, mas base já trabalha nos bastidores

Mesmo sem anúncio oficial, políticos próximos ao governador já articulam sua pré-candidatura ao Senado.

Wilson Lima adia decisão sobre Senado, mas base já trabalha nos bastidores

(Foto: Mauro Neto/Secom)

Manaus (AM) – Enquanto o governador Wilson Lima (União Brasil) adota cautela sobre uma possível pré-candidatura ao Senado Federal nas Eleições Gerais de 2026, aliados aceleram o passo e admitem articulações em curso para fortalecer seu nome na disputa.

Apesar das insistentes perguntas sobre o tema e o avanço das articulações políticas para 2026 por outras figuras do cenário estadual, Wilson Lima evita confirmar qualquer movimento oficial e insiste em manter o foco na gestão.

Nesta semana, ao ser questionado sobre um cenário hipotético em que o vice-governador Tadeu de Souza disputasse o Governo do Amazonas em 2026, Wilson Lima respondeu com ênfase. Ele afirmou estar mais preocupado com as ações do Executivo em benefício do estado e manifestou receio de que a antecipação do processo eleitoral “contamine” os projetos do governo voltados à população.

Diante das especulações sobre sua pré-candidatura ao Senado, Wilson Lima voltou a demonstrar cautela. Em entrevista exclusiva ao Portal AM1, o governador negou qualquer decisão sobre disputar o cargo e reforçou que, no momento, está concentrado nas entregas da administração estadual.

Já em julho, durante entrevista à Rede Tiradentes, reafirmou a tese de que ainda é cedo para tratar das eleições. Disse que a população ainda não está conectada com o tema e reiterou que o foco segue sendo a gestão. Lima também destacou que as dinâmicas podem mudar ao longo do ano, mas fez questão de lembrar sua identificação com a direita e a proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar do discurso cauteloso de Wilson Lima, aliados e apoiadores reforçam a ideia de que há um trabalho em andamento para viabilizar sua candidatura ao Senado em 2026. Entre os nomes que defendem publicamente essa articulação está o deputado federal Fausto Júnior, que acompanha o governador em diversas ações do Executivo.

Durante entrevista à Rede Onda Digital, Fausto Júnior afirmou que existe mobilização interna para construir a candidatura de Wilson Lima ao Senado.

“A gente trabalha sim visando uma candidatura do Governador ao Senado”, disse Fausto Júnior.

Na mesma entrevista, o parlamentar destacou que o governador deve ouvir seu grupo político antes de decidir oficialmente, mas defendeu que a prioridade deve continuar sendo a administração estadual e que o debate eleitoral não pode interferir no andamento das entregas.

Enquanto as especulações crescem e os aliados se manifestam, Wilson Lima continua adotando um discurso cuidadoso. O governador evita mergulhar no debate eleitoral e tenta “blindar” sua gestão contra possíveis desgastes prematuros que o cenário político de 2026 pode causar.

 

LEIA MAIS: