Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Wilson Lima teme que o processo eleitoral ‘contamine’ as ações do governo

Ao ser questionado sobre apoiar Tadeu de Souza em 2026, Wilson Lima disse que é cedo para tratar do tema e demonstrou preocupação com a influência do processo eleitoral nas ações do governo.

Wilson Lima teme que o processo eleitoral ‘contamine’ as ações do governo

(Foto: Mauro Neto/Secom)

Manaus (AM) – “Minha preocupação tem sido evitar que o processo político contamine as ações do Governo do Estado do Amazonas”. A declaração foi feita pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), nesta quinta-feira (3), ao ser questionado sobre as articulações para as eleições de 2026.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de apoiar o nome de Tadeu de Souza para 2026, Wilson Lima afirmou que ainda é cedo para tratar do assunto e que tem a preocupação de que o processo eleitoral “contamine” as ações do governo do Amazonas.

Wilson Lima tem adotado um discurso cauteloso em relação às Eleições Gerais de 2026. O governador evita declarar apoios ou definir, de forma clara, seus próximos passos políticos. Embora bastidores mencionem a possibilidade de ele disputar uma vaga no Senado, Lima ainda não confirmou qualquer pré-candidatura.

“Olha só, a questão eleitoral é algo para 2026. Está muito cedo para se falar sobre isso, e a minha preocupação tem sido evitar que o processo político contamine as ações do Governo do Estado do Amazonas”, afirmou o governador durante a entrevista.

A fala ocorreu durante coletiva do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, realizada na sala de imprensa da sede do Governo do Amazonas. Com esse posicionamento, Wilson Lima reforçou o foco da gestão estadual nas ações administrativas em andamento.

“Então, o nosso foco tem sido realizar as entregas que são importantes, principalmente naquelas mais críticas, como é o caso, por exemplo, de Apuí. Há uma necessidade premente de avançarmos com a regularização fundiária, com linhas de crédito, com assistência técnica e com o licenciamento ambiental. Portanto, essa tem sido, neste momento, a nossa principal preocupação”, explicou o governador.

A pergunta sobre articulações políticas surgiu após uma declaração dada por Wilson Lima à Rede Tiradentes, na quarta-feira (2), sobre conversas entre membros do União Brasil e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) a respeito de uma possível filiação do vice à legenda do governador.

Segundo Wilson Lima, ele não participou diretamente dessas tratativas, mas confirmou que houve conversas internas sobre o tema. Apesar de não estar presente nas reuniões, o governador, que também preside o diretório estadual do União Brasil, reconheceu a existência das articulações.

A declaração foi feita durante a entrevista à Rede Tiradentes, quando Lima comentou tanto ações da sua gestão quanto o cenário político de 2026. Na ocasião, ele evitou confirmar ou descartar uma possível candidatura ao Senado no próximo pleito.

 

LEIA MAIS: