
MANAUS, AM – Após a publicação do decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o governador Wilson Lima (PSC) anunciou que irá reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Wilson disse que a redução causa uma preocupação enorme para as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Entendo a necessidade que o Brasil tem de promover uma reforma tributária profunda. Porém, como governador do Amazonas, me causa grande preocupação a redução linear de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que alcança os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus”, disse o governador na noite dessa sexta-feira (25).
Wilson Lima informou que além dele, representantes das indústrias e de segmentos econômicos também irão a Brasília para tratar do assunto, na tentativa de reverter o decreto publicado na noite dessa sexta-feira no Diário Oficial da União.
“Já marquei uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar pessoalmente do assunto. Estarei acompanhado do prefeito de Manaus, David Almeida, de representantes da indústria e dos demais segmentos econômicos do estado”, afirmou.
Leia mais: Urgente: Bolsonaro oficializa redução do IPI em 25% e bancada do AM reage: ‘canalhice’
Segundo o governador, cerca de 500 empresas estão no parque industrial de Manaus e mais de cem mil trabalhadores poderão sofrer com os impactos causados por essa redução no IPI.
“Em nome das cerca de 500 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus e das mais de cem mil pessoas que trabalham nas indústrias aqui instaladas e dependem desses postos de trabalho para sustentar suas famílias, vou lutar até o fim para que a medida, tão prejudicial ao povo do Amazonas, seja revogada pelo governo federal”, finalizou.
Bancada
A bancada do estado, liderada pelo senador Omar Aziz (PSD), vai se reunir na manhã deste sábado (26) para tratar do tema e discutir uma reação.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.