Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

13 líderes de facções do AM serão transferidos para presídios federais

A informação foi divulgada pelo ministro Flávio Dino, o qual disse que o Amazonas vive crise de segurança.

13 líderes de facções do AM serão transferidos para presídios federais

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Manaus (AM) – O ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, disse nesta segunda-feira (24), que 13 presos do sistema penitenciário do Amazonas serão transferidos para o sistema penitenciário federal.

A fala foi durante coletiva sobre o inquérito que investiga a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrida em 2018.

Dino afirmou que a Amazônia Brasileira, especialmente no estado do Amazonas, vive uma crise de segurança pública envolvendo disputa de facções pelo comando do tráfico de drogas.

“Por intermédio da polícia penal federal na transferência doe presos do sistema penitenciário estadual para o sistema penitenciário federal. A expectativa da polícia penal é que haja transferência de 13 presos faccionados ou lideres de facção do estado do Amazonas para o sistema federal”, disse o ministro.

Conforme Dino, com a medida, se intensifica a colaboração do governo federal com o enfrentamento dessa crise no sistema prenitenciária, na segurança pública e a prevenção de uma crise mais aguda na segurança pública do estado do Amazonas.

Na última semana, foi realizada uma vistoria geral nos presídios do estado após a morte de um detento dentro do Instituto Penal Antônio Trindade. Houve, ainda, a suspensão das visitas presenciais em todas as unidades prisionais de Manaus.