Manaus*
Entre os dias 1º de outubro e 30 de novembro, acontece a 11ª edição da campanha “Limpe Seu Crédito e Faça Seu Nome Brilhar”, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). A expectativa é de que 40 mil pessoas inadimplentes procurem seus credores para quitar débitos.
Para o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, a expectativa é positiva em relação a campanha e, aproximadamente, 1,3 mil lojistas devem participar da ação. “A recomendação da CDL Manaus é para o empresário negociar com os clientes o saldo devedor e até isentar de juros e multas”, explicou.
Assayag disse, também, que ano passado 35 mil inadimplentes procuraram os lojistas para quitarem seus débitos e, este ano, a expectativa é que esse número de pessoas aumente e chegue a 40 mil consumidores.
O presidente afirmou, também, que os lojistas estimam que com os débitos quitados estes consumidores voltarão a comprar neste final ano. “Tivemos um saldo positivo no primeiro semestre e acreditamos que se estenderá neste segundo semestre”, pontuou.
Uma referência no Amazonas, a ação “Limpe Seu Crédito e Faça Seu Nome Brilhar” pretende reduzir o índice de inadimplência no comércio lojista no Estado. Tal índice possibilita um melhor resultado para o comércio e aumenta a sustentabilidade do mercado em meio à crise política e econômica que assola o País. Os lojistas manifestam otimismo em relação aos sinais de recuperação da economia, como queda na inflação e retomada do crescimento.
Orientações
O consumidor pode negociar suas dívidas de duas formas: procurando a empresa credora ou entrando em contato com a CDL-Manaus, caso o cidadão não saiba em qual estabelecimento está negativado.
A campanha ressalta a importância de os consumidores procurarem, diretamente, as lojas credoras que estejam participando da ação, entretanto, a CDL Manaus permite o acesso a serviços de orientação.
Assayag disse que o objetivo da entidade é atuar na defesa de seus associados e consumidores. “A CDL Manaus disponibilizará orientações para os seus associados e consumidores inadimplentes para que ambos firmem um acordo e alcancem bons resultados”.
Sobre a Campanha
A campanha “Limpe seu Crédito e Faça seu Nome Brilhar” está em sua 11ª edição. É geralmente realizada no segundo semestre do ano, período em que muitos trabalhadores recebem o 13º salário, o que favorece o consumidor. “Quando o trabalhador recebe o 13º salário, no segundo semestre do ano, ele acaba tendo uma condição mais favorável para negociar suas dívidas”, reforça Ralph Assayag.
IBGE
Entre os dados que animam os lojistas está o volume de vendas do comércio varejista em todo o País, que encerrou os primeiros oito meses do ano com expansão de 0,7%. No entanto, em agosto houve queda de 0,5% frente a junho, na série com ajuste sazonal, depois de quatro meses consecutivos de crescimento.
(*) Com informações da Assessoria de Imprensa
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.