Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

26 profissionais de saúde irão atuar em UBSs das zonas Norte e Leste de Manaus

O contingente abrange médicos selecionados na 3ª e 4ª chamadas do 28º Ciclo do programa, que se apresentaram na Semsa.

26 profissionais de saúde irão atuar em UBSs das zonas Norte e Leste de Manaus

(Foto: Semsa)

Manaus (AM) – Unidades de saúde da Prefeitura de Manaus tiveram reforço em suas equipes nesta semana, com o início da atuação de 26 profissionais do “Mais Médicos para o Brasil”. O contingente abrange médicos selecionados na 3ª e 4ª chamadas do 28º Ciclo do programa, que se apresentaram na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da segunda-feira (4) até essa quinta (7).

A subsecretária de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Araújo, disse que os bolsistas irão aprimorar os serviços e a ampliação da cobertura da atenção básica, viabilizando o reforço das equipes de saúde nas unidades situadas em áreas mais carentes da assistência básica.

“Os novos bolsistas vão atuar principalmente nas unidades de saúde nas zonas Leste e Norte, onde há maior demanda da população pelos serviços da atenção primária, por serem aquelas áreas mais extensas e populosas da cidade”, aponta.

Após a apresentação na sede da Semsa, os 26 bolsistas foram sendo lotados conforme a finalização dos cadastros na secretaria e a demanda da rede municipal. Eles foram distribuídos entre unidades dos Distritos de Saúde Norte, com dez bolsistas; Leste, com oito; Oeste, com cinco; Sul, com dois bolsistas; e Rural, com um.

Os médicos, que já iniciaram as atividades nas unidades e tiveram a inscrição homologada no programa federal, são todos intercambistas brasileiros, formados e habilitados para o exercício da medicina no exterior.

Programa

Com os convocados recentes, já são 264 médicos complementando os quadros da rede básica de saúde em Manaus. Os 26 novos bolsistas se somam a outros 238 em atividade pelo “Mais Médicos” em Manaus, dos quais 222 ingressaram em ciclos recentes, a partir do último mês de junho, e 16 são remanescentes de ciclos anteriores, recontratados neste ano pelo programa federal.

(*)Com informações da assessoria

LEIA MAIS: