Manaus, 22 de abril de 2024
×
Manaus, 22 de abril de 2024

Cidades

3,6 mil agendamentos para emissão da CIN estão marcados para essa semana

O atendimento dos cidadãos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) acontece desta terça (7) até sexta-feira (10).

3,6 mil agendamentos para emissão da CIN estão marcados para essa semana

(Foto: Arthur Castro / Secom)

Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e de Justiça e Cidadania (Sejusc), realizou, nessa segunda-feira (06/11), o agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos três Centros de Convivência da Família da capital. Um total de 3,6 mil agendamentos foram feitos para o atendimento dos cidadãos que acontece de terça (07/11) a sexta-feira (10/11), em dez Serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) da capital.

O atendimento para esse serviço, que iniciou nas primeiras horas da manhã de hoje nos Centros de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Teonízia Lobo, Magdalena Arce Daou nas zonas norte, leste e oeste, respectivamente, já foi  encerrado nos três locais. As senhas para o agendamento foram distribuídas por ordem de chegada, com atendimentos preferenciais previstos por Lei. Cada atendimento nos guichês teve uma duração, em média, de dois minutos, para cada pessoa.

“Estamos em uma ação conjunta do Sejusc e SSP no mutirão para emissão de carteira de identidade. É importante ressaltar que é um agendamento por CPF, a não ser pessoas responsáveis por terceiros, como pessoas com deficiência e pessoas com Transtornos Espectro Autista ou responsável legal. Ao todo, 3.600 atendimentos foram feitos para esta semana nos três centros sociais da cidade”, disse a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.

A diretora do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC-AM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Margareth Vidal, instruiu sobre os documentos necessários para o atendimento nos PACs.  “As pessoas precisam levar suas certidões de nascimento; certidão de casamento para quem é casado; caso sejam divorciados, tem de levar a averbação do divórcio e comprovante de residência. Vale lembrar também que o documento de união estável não é válido para nova CIN”.

Oportunidade

(Foto: Arthur Castro / Secom)

O mutirão para emissão da nova CIN teve como público-alvo aquelas pessoas que necessitem, com urgência, do documento de identidade. Todos que realizaram o agendamento presencial em um dos três locais, receberam um protocolo de atendimento, vinculado ao CPF, indicando dia, horário e em qual dos PACs da capital deverá comparecer ao longo da semana para solicitar a emissão da nova CIN.

A aposentada Cione Oliveira, 63, foi uma das atendidas no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona oeste. Ela disse que a ação “Eu achei o atendimento ótimo, e gostei muito. Eu cheguei, às 6h30, e consegui agendar para tirar meu novo documento. Isso vai ser importante para minhas próximas viagens e trabalhos”.

Para o servidor público, Rivelino Cunha, 42, a ação ajudou muitas famílias que precisam desse benefício em suas vidas. “É muito importante esse benefício para a sociedade amazonense. Muito boa essa iniciativa do Governo do Estado para sanar a necessidade da população que está tentando atualizar seus documentos”.

A moradora do bairro da Vila da Prata, zona oeste, Alessandra dos Santos, aproveitou a oportunidade para emitir o documento. “Eu morava no interior e tinha muita dificuldade de tirar minha carteira de identidade. Graças a Deus que eu consegui fazer o meu agendamento, e já vou na próxima quarta-feira. Eu estava precisando mesmo”.

A autônoma, Andreia de Souza, 38, conseguiu agendar a CIN para seu filho Guilherme, de 9 anos de idade, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte. “Para mim foi ótimo o atendimento, e graças a Deus consegui agendar porque na escola sempre pedem a identidade e é bom termos para nossas crianças”.

Vagas preenchidas

A Sejusc informa que os três postos de agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) encerraram a distribuição de vagas nesta segunda-feira (06/11). No total, foram agendadas 3,6 mil pessoas para serem atendidas já a partir desta terça-feira (07/11) até a próxima sexta-feira (10/11).

De acordo com a SSP-AM, a previsão é que o agendamento on-line para emissão da CIN retorne a partir da semana que vem. É importante lembrar à população em geral que as carteiras de identidade antigas possuem validade até 2032, não sendo necessária a troca imediata.

Medida emergencial

A realização do mutirão social foi a alternativa encontrada pela SSP-AM após identificar uma falha no sistema on-line de agendamento para a retirada da nova CIN, desenvolvido e de responsabilidade da empresa contratada para prestar o serviço. Existe a suspeita da ocorrência do bloqueio das vagas de agendamento por pessoas que, posteriormente, vendem o agendamento de forma ilegal.

A Polícia Civil do Amazonas investiga o caso e já identificou suspeitos de estarem envolvidos na fraude. A empresa contratada para a prestação do serviço já havia sido acionada pela SSP em mais de uma oportunidade para solucionar o problema, o que não ocorreu. Dessa forma, na quarta-feira (1º/11) a Casa Civil do Estado oficiou, novamente, a contratada para que a questão seja sanada em uma semana.

Caso o problema persista após o prazo determinado pelo Estado, o contrato com a empresa, que também atua em outros estados brasileiros, poderá ser desfeito e uma nova prestadora de serviço contratada.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: