Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Entretenimento

65° Festival Folclórico do AM começa nesta sexta com atração nacional

O festival acontece no Centro Cultural Povos da Amazônia, na avenida Silves, Distrito Industrial, zona Sul.

65° Festival Folclórico do AM começa nesta sexta com atração nacional

(Foto: Secom/Divulgação)

Manaus (AM) – O 65° Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro – chega a sua 65ª edição como um dos eventos culturais mais populares do estado. O evento começa nesta sexta-feira (14), com a atração nacional, original de Pernambuco, Banda Fulô de Mandacaru. O festival acontece no Centro Cultural Povos da Amazônia, na avenida Silves, Distrito Industrial, zona Sul.

A programação da noite inicia às 20h com uma sequência de apresentações dos grupos campeões de 2022: Ciranda Rosas de Ouro; Quadrilha Alternativa Funk na Roça; Quadrilha Tradicional Caipira na Roça; Dança Nacional Café XV de Outubro; Dança Internacional Caxemira; Quadrilha Cômica As Poderosas na Roça.

Encerrando a noite, a Banda Fulô de Mandacaru se apresenta entre 22h15 e 23h45, com o melhor do forró e suas várias vertentes, uma das características da banda com mais de 20 anos de formação, composta por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Tiago Muriê.

Promovido pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o 65º Festival Folclórico do Amazonas é conhecido pelo resgate da tradição das danças coletivas, representando comunidades, bairros e instituições de ensino que assumem a responsabilidade de realizar grandes espetáculos pelo título de campeão do festival.

Programação

Do dia 15 a 29 de julho, o 65º Festival Folclórico do Amazonas contemplará 70 apresentações: 15 a 26 de julho, o Centro Cultural Povos da Amazônia recebe 64 grupos folclóricos, das mais diversas modalidades e, nos dias 28 e 29 de julho, os 06 bois-bumbás de Manaus, entre Master A e B, levam suas apresentações ao Sambódromo.

Neste ano, o festival recebeu o repasse do Governo do Estado de mais de 20% em relação ao ano passado, destinado ao fomento das associações representativas dos grupos folclóricos e aos bois-bumbás de Manaus.

Além do aspecto cultural, o festival movimenta a cadeia produtiva da cultura. São costureiras, figurinistas, aderecistas, coreógrafos, músicos entre outras profissões recrutadas neste período.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: