O Grupo Yamaha divulgou nesta quinta-feira, 23, os números do polo de duas rodas em 2019 e as projeções para 2020. A empresa instalada na Zona Franca de Manaus (ZFM), que é composta pela Yamaha Motor da Amazônia, Yamaha Motor Componentes da Amazônia e Yamalog, distribui em nível nacional e internacional cerca de 700 produtos por dia, entre motores de popa e motocicletas.
Segundo os dados divulgados, em 2019 as vendas de motocicletas cresceram 9% no atacado, e 17% no varejo em relação a 2018. Foram 153.125 mil unidades produzidas no Polo Industrial de Manaus no ano passado, o número é 0,91% maior em relação ao mesmo período de 2018, quando o volume produzido foi de 151.744 mil, um aumento de 1.381 unidades.
Apesar do crescimento nas vendas, as exportações foram muito prejudicadas pela instabilidade econômica na Argentina, principal destino das vendas externas, e representou uma queda de 74, 89%, indo de 12. 279 unidades a 7.021.
“É difícil competir com o custo dos outros países, quando você pensa no mundo asiático, eles conseguem vender um produto mais barato para Argentina, saindo da China ou da Tailândia, então é difícil porque o custo do Brasil prejudica a nossa competitividade”, explicou o Gerente Executivo da Yamaha na Amazônia, Anderson Chaves.
Chaves afirma que os investimentos vêm sendo direcionados principalmente para o mercado interno, mas o grupo vem investindo em outros mercados e a projeção de crescimento para este ano é de 4%, número que ele considera estável.
“Montamos uma estratégia para não sermos mais surpreendidos. Nós temos outros segmentos na América do Sul, América do Norte, e também na Oceania. Então pautamos nesses segmentos, a Argentina não é mais o nosso pilar. Se aparecer Argentina será muito bem vinda para que a gente possa ampliar mais os 4%”, acrescentou.
ZFM EM RISCO
Após o imbróglio que atinge o setor de concentrados da ZFM, com o anúncio da redução da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) dos concentrados de refrigerante, a empresa demonstrou preocupação com o risco de o modelo ser afetado em outros setores.
“A preocupação da Yamaha é que a ZFM não continue. Realmente a gente espera que a zona franca continue aqui na região, queremos investir muito aqui, em termos de desenvolvimento de produtos, novas tecnologias, mas para isso é preciso ter uma certa segurança”, disse Chaves.
Segundo o gerente executivo, a empresa vem acompanhando o cenário e participando ativamente com as federações locais, a fim de que não haja nenhum impacto de carga tributária no setor de motocicletas.
LANÇAMENTOS
Atualmente o grupo comercializa 26 modelos de motocicletas no Brasil, 8 modelos WaveRunner (veículos aquáticos) e 32 modelos de motores de popa.
No ano em que a empresa completa 50 anos de Brasil e 35 anos de Amazônia, o crescimento será impulsionado pelo novo modelo scooter-XMax 250, lançado no Salão Duas Rodas em novembro de 2019, que já está recebendo volume expressivo de reservas e chegará às lojas em abril deste ano.
“Todo ano nós investimos em novas tecnologias, o novo produto é carregado de nova tecnologia, desenvolvimento em molde, ferramental, é uma quantia considerável que aplicamos em cada produto”, disse.
Além do modelo, a fabricante também produzirá motos personalizadas, que inspiradas nos heróis da Marvel, certamente atrairão olhares de admiradores do universo dos quadrinhos. A parceria que foi anunciada na 5° Edição do Salão Duas Rodas, em São Paulo, em novembro do ano passado, pretende atingir diversos consumidores. Neste primeiro semestre, três modelos já serão produzidos no Polo Industrial de Manaus.
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