Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cenário

Ex-presidente da Câmara de Itacoatiara é suspeito de fraude em licitações

Vereador de Itacoatiara é alvo de inquérito civil do MP por suspeita de fraude em licitações

Dário Nunes está em seu segundo mandato de vereador em Itacoatiara (Foto: Reprodução)

O ex-presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, Dário Nunes (PTN), ex-PSDB, está sendo investigado pelo Ministério Público do Estado (MP-AM) por suspeita de fraudes em licitações, todas vencidas pela empresa Zoe Industrial Comércio Ltda.

Vereador de Itacoatiara é alvo de inquérito civil do MP por suspeita de fraude em licitações

Dário Nunes está em seu segundo mandato de vereador em Itacoatiara (Foto: Reprodução)

A portaria que instaura o inquérito civil é assinado pelo promotor de Justiça Marcelo Augusto Silva de Almeida, da 2ª Promotoria de Justiça de Itacoatiara.

Dário Nunes chegou a ser apontado como uma grande surpresa política e até impôs uma derrota histórica ao ex-prefeito Mamoud Amed Filho, em 2014, ao vencer a disputa pelo comando da Câmara contra Arialdo Guimarães (PPS), aliado de Mamoud.

À época da disputa pela presidência do legislativo municipal, moradores da cidade acompanharam de perto a votação.

Com Dário no comando da Câmara, a empresa Zoe venceu licitações de forma a chamar a atenção do Ministério Público. 

A empresa, com sede no bairro Santo Antônio, em Manaus, também manteve contratos com a Prefeitura de Itacoatiara, sem que houvesse licitação. 

Em julho de 2015, o então prefeito Xinaik Medeiros assinou despacho dispensando a licitação para a empresa fornecer cestas básicas “para ajuda humanitária para as comunidades atingidas pela enchente”. O valor do contrato: R$ 245 mil.

Xinaik foi preso no âmbito da Operação Cauxi, que investigou o desvio de R$ 56 milhões da Prefeitura de Itacoatiara. Além do ex-prefeito, também estavam arrolados ex-secretários municipais, servidores e empresários do município.