Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados
MANAUS, AM – O deputado federal Marcelo Ramos (sem partido-AM) criticou uma nota técnica do Ministério da Saúde que desqualifica vacinas em prol da hidroxicloroquina para prevenção da covid-19. A nota foi assinada pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde da pasta, Hélio Angotti Neto.
Marcelo classificou a nota técnica como uma tentativa de sabotagem da vacina, e disse que fica pensando se é “estupidez ou maldade”. “Em qualquer das hipóteses precisa de providências judiciais e políticas. Na semana que vem, com o retorno dos trabalhos da Câmara, agirei nas duas frentes. Essa atitude é intolerável”, pontuou o deputado, que é vice-presidente da Câmara dos Deputados.
Na nota, que foi divulgada na última sexta-feira (22), o secretário aponta que as vacinas contra a covid-19 não têm “efetividade ou segurança” demonstrada em ensaios de teste, e que a hidroxicloroquina e outros medicamentos que fazem parte do chamado “kit Covid”, sim, teriam efetividade e segurança no tratamento da covid-19.
Leia mais: TRE autoriza desfiliação de Marcelo Ramos do PL
Angotti ainda apontou, no documento, que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) teria usado um protocolo diferenciado na aprovação da vacina, diferente do da hidroxicloroquina. Segundo o secretário, a medida visa garantir o “respeito à autonomia profissional” e a “necessidade de não se perder a oportunidade de salvar vidas”.
A divulgação da nota técnica causou mal-estar nos meios político e científico. Senadores da oposição devem convocar Angotti Neto para depor na Comissão de Direitos Humanos do Senado nesta semana, para dar explicações sobre a razão de ter emitido a nota com este teor.






