
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Manaus (AM) – Faltando duas semanas para as eleições, o Amazonas se prepara para escolher seus representantes no Executivo e no Legislativo municipal. O Portal AM1, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), constatou que a maioria dos eleitores no estado tem entre 25 e 29 anos. Além disso, 51% do eleitorado é composto por mulheres, alinhando-se à tendência nacional, onde elas representam 52% dos eleitores.
Mais novo
No entanto, quando chegamos na análise da faixa etária, esses números caminham em vias divergentes. O eleitorado do Amazonas é relativamente mais novo quando compara ao cenário nacional. No estado, 344.957 eleitores estão na faixa dos 25 a 29 anos, enquanto essa realidade no Brasil é bem diferente. Nacionalmente, a faixa etária média do eleitorado é de 40 a 44 anos — quase o dobro do cenário observado no Amazonas.
Veja no gráfico abaixo:

(Foto: Reprodução/TSE)
Escolaridade
Com relação ao grau de instrução, o Amazonas apresenta uma perspectiva positiva. Em 2012, a maioria do eleitorado possuía o ensino fundamental incompleto como grau de instrução (35,24%). Felizmente, em questões educacionais houve um avanço promissor no estado e, atualmente, segundo dados da plataforma DivulgaCand, o ensino médio completo representa o currículo da maioria do eleitorado amazonense, com 32,4%.
Apesar de não ser o cenário desejado com o analfabetismo zero, houve uma redução de 3,47% no número de eleitores analfabetos no Amazonas, comparado à 2012.
- (Foto: Reprodução/TSE)
- (Foto: Reprodução/TSE)
Dos 2,7 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições, 76,94% informaram ao TSE que são pardos (431 mil). Os que se consideram brancos representam 9,92% e indígenas, 8,67%. Apenas 4,01% são pretos e uma minoria representando pessoas amarelas, com 0,47%. No Brasil, o Amazonas ocupa o segundo lugar com maioria da população parda no estado, segundo dados do Censo 2022, ficando atrás somente do estado vizinho, o Pará (69,9%).
A disputa
O Brasil possui 27 capitais estaduais, e a capital do Amazonas ocupa o segundo lugar no país, em termos de competitividade, nas eleições para a Câmara Municipal. Com 833 candidatos disputando 41 cadeiras, a proporção é de 20,3 concorrentes por vaga, destacando a intensidade da disputa eleitoral.
Manaus fica atrás apenas de Belo Horizonte, onde 21,3 candidatos concorrem por cada cadeira. Já as capitais com a menor concorrência são Macapá (11,5), Maceió (11,6) e Boa Vista (12,9), apresentando cenários bem menos competitivos.
LEIA MAIS:
- Eleições nos EUA: votação presencial começa em três Estados
- Eleitores sem biometria ainda podem votar nas Eleições de 2024
- Eleições Municipais 2024: apenas 35,6% dos candidatos são negros ou pardos
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.