Manaus (AM) – Com as Eleições de 2024 à porta, a biometria surge como uma ferramenta que agiliza o processo de votação. No entanto, muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre a ferramenta tecnológica utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialmente aqueles que não realizaram o cadastramento biométrico.
De acordo com TSE, eleitores que não possuem biometria cadastrada ainda poderão votar, desde que seu título esteja regular. A biometria não é obrigatória em todos os municípios, e onde não for exigida, o eleitor pode votar normalmente apresentando um documento oficial com foto, como RG, carteira de trabalho ou passaporte.
Cancelamento do Título
Apesar do cadastramento biométrico ter iniciado em 2008 e até hoje ainda estar sendo implementado no país, muitos eleitores não realizaram o cadastro por diversos motivos.
Nos municípios onde o cadastro é obrigatório, por exemplo, aqueles que não fizeram a biometria podem ter o título cancelado, ficando impedidos de votar.
Para evitar problemas, o eleitor deve verificar a situação do título no site do TSE e, se necessário, regularizá-lo em um cartório eleitoral mais próximo.
A biometria faz parte da modernização do sistema eleitoral, que já conta com urnas eletrônicas e outras inovações tecnológicas para garantir a segurança e rapidez das eleições. Além disso, o TSE assegura que eleitores com dificuldades de cadastro, por questões de acessibilidade, terão alternativas de identificação.
Dados
Hoje, o eleitorado brasileiro conta com 158.869.197 milhões de brasileiros aptos a votarem, mas apenas 131.370.701 milhões realizaram cadastramento, o que representa 82,69%. Os dados revelam que no Amazonas, 2,7 milhões de amazonenses estão aptos a exercerem seus direitos políticos, sendo 2,5 milhões os que possuem cadastramento biométrico, representando 92,59% do eleitorado.
LEIA MAIS:
- Eleições 2020: saiba mais sobre as mudanças nas regras das coligações partidárias e na biometria
- Número de jovens votantes aumentou em 78% no país
- Fornecer dados biométricos preocupa 60% dos brasileiros, diz pesquisa
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.