(Foto:Reprodução/ Freepik)
Manaus (AM) – Por anos, discute-se nos bastidores quem faz o melhor governo, se a direita ou a esquerda. No Amazonas, segundo dados do DivulgaCand, dos 62 municípios do estado, apenas 25 têm candidaturas femininas. E, naqueles onde as mulheres disputam o pleito, os dados revelam que a maioria das candidatas é de partidos de direita.
O partido que mais se destaca no pleito deste ano pelo número de candidaturas femininas é o partido União Brasil, com três candidatas: Maria Pandolfo (Nhamundá), Jéssica Conegundes (Anamã) e Brena Dianná (Parintins).
O PP, também de direita, tem duas candidatas: Dra. Guaracy de Jesus (Nova Olinda do Norte) e Simone Soares (Uarini). O Partido Novo, também da direita, apresenta uma candidata: Michele Valadares (Parintins), totalizando seis candidatas da direita.
Com três candidatas, o MDB, partido de centro-esquerda à centro-direita, também se destaca. As candidatas são: Ana Cássia (Nhamundá), Kátia Dantas (Anamã) e Professora Aracy (Nova Olinda do Norte).
Agora, os partidos com apenas uma candidatura: o Podemos, que não é considerado nem de direita, nem de esquerda, mas “para a frente”, tem como candidata Yamile Viana (Anamã).
O PDT, que é denominado de centro-esquerda, aparece com a candidatura de Delegada Juh (Uarini). O partido Republicanos, que é conservador, também tem uma candidata: Graça Pureza (Manaquiri).
O PT, tradicional partido da esquerda, aparece com apenas uma candidata: Maria Helena “Preta” (Manaquiri), confirmando o fraco momento da esquerda em candidaturas majoritárias de mulheres no pleito deste ano.
LEIA MAIS:
- Manaus e 37 municípios do interior não têm mulheres na disputa pela prefeitura
- Metade dos municípios tem concorrência direta entre dois candidatos nas eleições deste ano
- Cármen Lúcia diz que desinformação nas eleições é “cabresto digital”





