Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Arthur Neto afirma que vai disputar eleições em 2026 e diz ser ‘noiva cobiçada’ por partidos

Ex-prefeito de Manaus não falou qual cargo pretende disputar, mas afirmou estar sendo disputado por diversos partidos políticos.

Arthur Neto afirma que vai disputar eleições em 2026 e diz ser ‘noiva cobiçada’ por partidos

(Foto: Reprodução|Twitter)

Manaus (AM) – O ex-prefeito de Manaus e ex-senador da República Arthur Virgílio Neto confirmou, nesta semana, que pretende disputar as eleições de 2026. Sem revelar a qual cargo pretende concorrer, Arthur, que está sem partido desde 2022, quando deixou o PSDB, legenda à qual foi filiado por quase 35 anos, revelou já ter recebido convites de diversas siglas para se filiar.

“Hoje o PSDB não é mais o mesmo, apesar de já ter sido o melhor partido da América Latina. Já fui procurado por quase todos os partidos. Nunca pensei que um dia me tornaria uma noiva, e uma noiva cobiçada. Tem muita gente querendo casar comigo”, brincou o ex-prefeito.

Arthur Virgílio tem uma longa trajetória política no Amazonas. Já foi deputado federal, senador e três vezes prefeito de Manaus, além de ter ocupado o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso. Seu nome tem peso político e sua eventual candidatura tende a impactar o cenário eleitoral de 2026 no estado.

Apesar de manter diálogo com setores da direita e até flertar politicamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, a filiação de Arthur ao PL enfrenta obstáculos. A sigla já lançou a empresária Maria do Carmo Seffair como pré-candidata ao governo do Amazonas e trabalha a pré-candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto ao Senado. Como o partido tende a lançar apenas um nome por cargo majoritário, a entrada de Arthur no PL dependeria de um realinhamento interno e, principalmente, do aval do presidente estadual da legenda, Alfredo Nascimento.

Caso escolha outro caminho, Arthur ainda pode negociar com partidos do centro, mas a definição deve considerar não apenas espaço partidário, mas também o tipo de palanque e apoio que deseja construir para voltar à cena eleitoral em 2026.

LEIA MAIS:

Arthur Neto defende Bolsonaro, e Zé Ricardo reage: ‘Lamentável’

Arthur Neto defende Tarcísio: ‘Quem critica tem algum problema na cabeça’

Arthur Neto responde às condolências de Lula pela morte do filho