Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Diego Afonso aprova PL para criar faixas exclusivas para motos que já existem em Manaus

Desde 2022 as faixas exclusivas de retenção para motociclistas já existem em Manaus.

Diego Afonso aprova PL para criar faixas exclusivas para motos que já existem em Manaus

(Foto: Suyanne Lima)

Manaus (AM) – Com um atraso de pelo menos três anos, o vereador Diego Afonso (UB) conseguiu aprovar na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na segunda-feira (30), um Projeto de Lei para criação de faixas exclusivas de retenção para motociclistas nos cruzamentos semafóricos da cidade.

Desde 2022 as faixas exclusivas de retenção para motociclistas já existem em Manaus, implementadas pela Prefeitura via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A primeira faixa exclusiva foi implementada pelo IMMU no cruzamento entre a avenida Djalma Batista com a rua João Valério, sentido Centro/bairro, Zona Centro-Sul, em 22 de julho de 2022. Na época, a Prefeitura fez uma uma sinalização horizontal e vertical, que delimitará uma área exclusiva de espera de motociclistas e ciclistas, conhecida como “bolsão” ou “box”.

A iniciativa deu tanto certo – a exemplo do que acontece em diversas outras capitais – que foi replicada em outros cruzamentos da cidade, especialmente nas avenidas e vias de maior fluxo de veículos.

Quase três anos depois, o vereador Diego Afonso apresentou o Projeto de Lei nº 174/2025, aprovado pela CMM na última segunda-feira. Segundo a assessoria do parlamentar, a proposta visa garantir um espaço reservado para que os motociclistas aguardem a abertura dos semáforos, mantendo distância segura de veículos de maior porte – idêntico ao já feito pela Prefeitura de Manaus.

“Com o crescimento acelerado da frota de motocicletas em Manaus, é urgente adotar medidas preventivas. As faixas exclusivas são uma forma eficaz de reduzir riscos e salvar vidas no trânsito”, afirmou Diego Afonso, em texto enviado à imprensa pela assessoria do parlamentar, mostrando, no mínimo, desconhecer que a iniciativa já existe, já foi implantada pela Prefeitura de Manaus e já está amplamente divulgada.

Após a aprovação no plenário do Legislativo municipal, o projeto será encaminhado para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

LEIA MAIS 

Diego Afonso é o mais rico entre os 41 vereadores da CMM

Vereadores reagem à nova fase da fiscalização eletrônica em Manaus

Após matéria do Portal AM1, Diego Afonso cancela homenagem ao pai na CMM