Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Política

Senado instala nesta terça-feira a CPI do Crime Organizado

Onze senadores integrarão a CPI, dos quais 10 já foram indicados pelas lideranças partidárias

congresso-aprova-validade-perm

Foto: (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Brasília (DF) – A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado será instalada nesta terça-feira (4), às 11h. Em sua primeira reunião, a CPI elegerá o presidente, o vice e o relator.

Proposta pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), a comissão terá 120 dias para investigar especialmente o crescimento das facções e milícias (RQS 470/2025). Dois dias após a operação policial que deixou 121 mortos nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou a instalação da CPI.

Segundo Alessandro Vieira, o avanço do crime organizado ocorre em razão do “abandono do poder público”: “Essa tragédia tem solução. Não é pauta eleitoreira, é urgência nacional”, disse o senador em suas redes sociais.

Onze senadores integrarão a CPI, dos quais 10 já foram indicados pelas lideranças partidárias. A CPI terá R$ 30 mil para desembolsar em suas investigações.

(*) Com Informações Agência Senado

LEIA MAIS: