Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cidades

Caso Viviane Costa: ex-noivo condenado a 37 anos é preso no bairro Tarumã, em Manaus

O assassinato foi cometido em maio de 2013 por ordem do ex-noivo da vítima, sentenciado a 37 anos em regime fechado.

construcao

Ex-noivo condenado pelo assassinato (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Manaus (AM) – A polícia prendeu, no início da tarde desta terça-feira (27/01), Alesson Pessoa Mota, condenado pelo homicídio da técnica em enfermagem Viviane Costa. A captura foi realizada por equipes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), que encontraram o ex-noivo da vítima no bairro Tarumã, localizado na Zona Oeste de Manaus.

O assassinato ocorreu em Manaus, no ano de 2013, mas só teve desfecho judicial mais de uma década depois, com o julgamento realizado em julho de 2025 no Fórum Henoch Reis. As investigações e a decisão da Justiça apontaram Alesson como o responsável por ordenar o crime, motivado pela inconformidade com o término do relacionamento.

Conforme o processo, ele teria contratado o policial reformado Francisco de Almeida para cometer a execução. A vítima chegou a ser alvo de dois atentados em um intervalo inferior a um ano, morrendo após ser atingida pela segunda vez.

De acordo com informações repassadas pela polícia, o condenado foi localizado durante o expediente em uma oficina mecânica situada na rua Uruaçu, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. A ação ocorreu após o recebimento de uma denúncia, que levou as equipes até o endereço para dar cumprimento ao mandado judicial. Após a prisão, Alesson foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Decisão da Justiça

A sentença imposta pela Justiça fixou para Alesson Pessoa Mota uma pena de 37 anos, três meses e 15 dias de prisão, a ser cumprida em regime fechado. Já o policial reformado Francisco de Almeida recebeu condenação de 33 anos, nove meses e 19 dias de prisão, tendo sido detido em setembro de 2025. A decisão foi proferida no âmbito da Ação Penal nº 0217366-29.2013.8.04.0001, cujo julgamento esteve sob a condução do juiz de direito Lucas Couto Bezerra.

Na acusação, atuou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), representado pelo promotor de Justiça Thiago de Melo Roberto Freire, com a participação das advogadas Tallita Lindoso Silva e Cíntia Rossette de Souza como assistentes do órgão acusador.

Em depoimento prestado à Justiça, Alesson afirmou não ter participação no homicídio e esteve presente somente nas duas primeiras sessões do júri. Já Francisco de Almeida não compareceu às audiências no plenário.Após a leitura da decisão, o juiz determinou a expedição dos mandados de prisão contra ambos. Com a inclusão dos nomes no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), os dois passaram a ser oficialmente considerados foragidos.

Relembre o crime

Conforme apurado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), a primeira investida ocorreu na manhã de 7 de junho de 2012, por volta das 7h, na avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital. Na ocasião, Francisco de Almeida teria efetuado disparos contra Viviane Costa por ordem de Alesson Pessoa Mota, mas a vítima conseguiu sobreviver ao ataque.

Meses depois, em 23 de maio de 2013, aproximadamente às 6h45, no mesmo endereço, a técnica em enfermagem voltou a ser alvo de tiros, novamente atribuídos à ação de Francisco, também apontado como executor a mando de Alesson. Desta vez, o ataque foi fatal, Viviane não resistiu aos ferimentos e morreu.

As investigações indicaram que, nos dois atentados, o autor dos disparos estava na garupa de uma motocicleta conduzida por um homem ainda não identificado. Após escapar da primeira tentativa, Viviane chegou a informar à polícia que suspeitava do envolvimento do ex-noivo na encomenda do crime.

LEIA MAIS