Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Omar Aziz prega respeito à decisão de Wilson Lima de não disputar o Senado

Senador afirma que escolha é “pessoal” e ressalta que, na política, compromisso deve ser cumprido “olho no olho”

omar-aziz-prega-respeito-a-dec

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado & Hudson Fonseca/Aleam)

Manaus (AM) – Em meio às movimentações que começam a redesenhar o cenário eleitoral no Amazonas, o senador Omar Aziz comentou a decisão do governador Wilson Lima de não concorrer ao Senado ao fim de seu mandato à frente do Executivo estadual. Em tom ponderado, Aziz evitou críticas diretas e classificou a escolha como uma definição de caráter estritamente pessoal.

“Isso é uma decisão pessoal dele”, afirmou o senador ao Portal AM1. Segundo Aziz, o governador “amadureceu muito no governo” e teria clareza sobre o que considera melhor para o Estado. “Você tem que sempre colocar o Estado em primeiro lugar, não a pessoa. E ele deixou isso muito claro pelo que eu li, pelo que eu ouvi ele falar”, acrescentou.

Ao longo da declaração, Omar Aziz reforçou que respeita tanto quem decide disputar eleições quanto quem opta por não entrar na corrida eleitoral. Para ele, a democracia pressupõe essa liberdade de escolha.

“Eu respeito decisões das pessoas de serem candidatos e de não serem candidatos. Nós vivemos num país democrático”, destacou.

No entanto, o senador fez questão de estabelecer um limite ético em sua avaliação política: o cumprimento da palavra empenhada. “Eu só não respeito quando você dá a palavra e não cumpre a palavra”, afirmou.

Sem mencionar episódios específicos, Aziz reforçou sua própria trajetória ao afirmar que é conhecido no Estado por honrar compromissos. “Quem me conhece nesse Estado sabe que eu sou um homem de palavra”, disse. E completou com uma reflexão sobre os bastidores da política: “Em política, ninguém assina papel. É olho no olho e a palavra apertou a mão e está resolvido o problema.”

Apesar do debate que a decisão de Wilson Lima pode provocar no tabuleiro eleitoral, Omar Aziz evitou qualquer especulação sobre motivações ou desdobramentos políticos.

“É uma decisão dele, é pessoal. Ele é que tem que dizer porque não quer ser candidato. Eu não tenho que opinar sobre isso. Tenho que respeitar a opinião dele”, concluiu.

‘Dia do Fico’

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou, nessa segunda-feira (2), que permanecerá até o fim do mandato à frente do Governo do Estado.

Em evento na sede do União Brasil, partido que preside no Amazonas, o governador afirmou que não deixará o cargo para disputar uma vaga no Senado pelo Estado.

No “Dia do Fico”, Wilson Lima esteve ao lado de lideranças do União Brasil e do Progressistas, com a presença do vice-governador Tadeu de Souza (PP).

 

LEIA MAIS: