(Foto: photographee.eu/Depositphotos)
Manaus (AM) – O psicólogo e neuropsicólogo Darquiel Nunes Matos afirmou que o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) pode levar tempo devido à semelhança de sintomas com outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Segundo ele, condições como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade e deficiência intelectual podem apresentar comportamentos parecidos, o que exige uma avaliação clínica detalhada.
“Autismo, TDAH e outros transtornos podem ter características semelhantes. Por isso o diagnóstico precisa ser feito com cuidado e por profissionais especializados”, explicou.
De acordo com o especialista, a avaliação envolve análise comportamental, relatos dos pais e acompanhamento terapêutico. O laudo médico geralmente é emitido por neurologistas ou psiquiatras infantis, mas depende de pareceres de profissionais que acompanham o paciente.
Darquiel também ressaltou que existem casos de diagnósticos equivocados quando a avaliação não é realizada de forma adequada.
“Já atendi crianças que chegaram com vários diagnósticos diferentes quando, na verdade, apresentavam apenas autismo”, relatou.
Ele ainda destacou a importância do acompanhamento multidisciplinar para o desenvolvimento de pessoas com TEA, envolvendo psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e outros profissionais especializados.
Assista à entrevista na íntrega:
LEIA MAIS:





